4 dicas para escolher a sua especialização em arquitetura

77286-4-dicas-para-escolher-a-sua-especializacao-em-arquitetura

Continuar os estudos após o término da graduação é uma oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos, ampliação da rede de contatos profissionais e novas possibilidades no mercado de trabalho, inclusive na empresa onde você já atua.

Para os empreendedores, essa também é uma ótima chance de desenvolver habilidades para seu novo negócio.

Mas como escolher a especialização em arquitetura mais adequada para você? É o que mostraremos a seguir:

1. Estabeleça seus objetivos profissionais

Você pode trabalhar como professor ou pesquisador universitário, pode prestar um concurso público, também pode atuar na área de construção, urbanismo ou até mesmo tecnologia.

É importante, ao escolher uma especialização, que você pense sempre no curso que irá direcioná-lo ao seu objetivo, contribuindo para que você alcance o sucesso na área que você deseja.

Questione-se: essa especialização me deixará mais próximo do meu objetivo profissional?

2. Escolha um dos tipos de especialização em arquitetura

Você pode escolher uma pós-graduação no estilo MBA (Master in Business Administration), que é indicado para profissionais com alguma experiência no mercado e que querem se diferenciar ou investir em seu próprio negócio.

Há diversas opções, dependendo da área de atuação que você deseja: desde arquitetura considerada de luxo, até soluções sustentáveis.

Você também tem a opção da pós-graduação stricto sensu, que são o mestrado e o doutorado e que permitem que você atue como professor universitário ou pesquisador.

As áreas também são muito diversas e você pode conseguir o apoio de uma agência de fomento, como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

3. Esteja atento às tendências

Antes de decidir por sua especialização em arquitetura, você também deve conhecer as novidades oferecidas. Dessa forma, é possível encontrar uma nova tendência que corresponda ao que você deseja fazer.

Os avanços tecnológicos também têm influenciado a arquitetura e criado nichos profissionais muito promissores, como o especialista em BIM (Building Information Modeling), que trabalha em sistemas de produção de softwares e aplicações para pesquisa e gerenciamento.

O designer de motion graphics é outra tendência de atuação de um especialista em arquitetura, que deve produzir vídeos de apresentação de projetos que possam comunicar a essência dos conceitos com sofisticação e criatividade.

4. Faça um bom planejamento

Para que você não precise lidar com surpresas desagradáveis, é importante fazer um bom planejamento, levando em consideração os aspectos financeiros do curso, no caso de uma especialização em uma instituição privada, e o conjunto de soluções oferecido.

Também é importante pensar em quanto tempo de dedicação a formação vai exigir, qual a instituição de ensino que melhor supre as suas necessidades, se você vai publicar sua futura tese (no caso de mestrado e doutorado) e como negociará com uma editora.

Trace sua estratégia e pense na especialização em arquitetura que contemplará seu plano de carreira, converse com colegas que já fizeram especialização em instituições que você possui interesse, lembrando sempre de pensar nas tendências do mercado que melhor se adequam as suas habilidades.

Enquanto você não inicia sua especialização, que tal acompanhar algumas práticas de marketing da área? Confira agora 7 dicas de sucesso para prospectar clientes em seu escritório de arquitetura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *