5 obras de Oscar Niemeyer que podem inspirar a arquitetura atual

blog

Todas as características presentes nas grandes construções — que deixaram Oscar Niemeyer bastante famoso —, também eram levadas para as residências, o que talvez seja uma faceta menos conhecida dele. Mas tratam-se de projetos exuberantes e inspiradores para a arquitetura atual. E é isso que vamos destacar nos tópicos a seguir. Confira 5 exemplares impressionantes de residências projetadas por este grande arquiteto!

Um pouco de história

Oscar Niemeyer Ribeiro Soares Filho é o nome completo desse arquiteto que é considerado por muitos um verdadeiro artista. Nascido em 1907 e formado Engenheiro Arquiteto em 1933, Oscar se tornou um dos profissionais da área mais famosos do mundo em função dos seus traços pouco ortodoxos. Isso impressionou Juscelino Kubitscheck, na época prefeito de Belo Horizonte, que acabou levando-o a realizar o projeto arquitetônico de vários monumentos nacionais, como a cidade de Brasília e o Complexo da Pampulha, na capital mineira.

Niemeyer continuou projetando até dias antes de sua morte em 2012, e entre os últimos desenhos estão a Cidade Administrativa de Minas Gerais, e diversas obras públicas em Niterói.

 

O que podem inspirar a arquitetura atual

1. Casa para Carmen Baldo

Este projeto de Niemeyer trabalha com o conceito aberto, o qual prioriza grandes espaços de convivência e a iluminação natural. A fachada do imóvel, composta quase que integralmente por vidros, promove a integração com a natureza — característica marcante do arquiteto.

A casa desenhada em 1969 ainda preserva suas características originais e está localizada em um terreno em declive no Rio de Janeiro, na zona sul da cidade. Destaque para a enorme contribuição para o conceito modernista de arquitetura proporcionado por este projeto.

2. Casa para Carlos Miranda

Trata-se de um projeto de 1983 localizado também no Rio de Janeiro, próximo ao bairro de São Conrado. O destaque aqui é para a área da piscina que foi projetada para proporcionar uma vista privilegiada do mar, do Skyline e, inclusive, do Hotel Nacional que também foi desenhado pelo próprio Oscar. As famosas linhas curvilíneas estão presentes no espelho d’água, valorizadas pelo acabamento em mármore em tons claros.

3. Casa de Leonel Miranda

Do início dos anos 50, aqui está um projeto inspirador tanto na área externa quanto na área interna, e que impressionantemente continua à frente do seu tempo. A área externa apresenta linhas geométricas, mas dessa vez são acentuados polígonos. E o destaque fica por conta do salão construído em mármore escuro e uma enorme parede de vidro. Nesse espaço está a escada em “rampa espiral” que dá acesso para a frontal superior.

4. Casa Nara Mondadori

Aqui está um dos projetos residenciais mais ousados da carreira de Oscar Niemeyer. Situada na França e projetada entre o fim dos anos 60 e o início dos anos 70, esta casa traz a tradicional cobertura amemboide, característica tradicional dos desenhos de Oscar.

Linhas de movimento suave, acabamento de alto luxo composto por mármores e pastilhas, além da preocupação com a integração com os aspectos naturais, fazem desta uma das casas mais belas projetadas por este arquiteto.

5. Casa para Sebastião Camargo

Niemeyer era conhecido por romper com paradigmas e com as formas tradicionais, pautando, inclusive, seu posicionamento político que não corroborava com o conhecido sistema conservador de governo no Brasil no período militarista.

Mas, curiosamente, esta casa traz duras linhas poligonais em toda a sua construção e, ainda assim, consegue transmitir uma ideia extremamente moderna e luxuosa, mesmo com a ausência de diversos os complementos paisagísticos tradicionais, priorizando a vegetação local.

Você já conhecia estes projetos maravilhosos de Oscar Niemeyer? Aproveite os comentários e participe da conversa com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *