5 passos para criar um bom relacionamento com fornecedores

blog

Fornecedores são peças-chave para qualquer atividade comercial. Sem eles, as empresas prejudicam seus processos de vendas e podem ficar a ver navios após o rompimento de uma parceria. A melhor maneira de conseguir bons preços, prazos adequados à sua demanda, rapidez e dedicação é por meio do diálogo.

Ter um bom relacionamento com fornecedores é o sonho de qualquer equipe de compras. Por isso, preste atenção a essas 5 dicas para estreitar os laços com fornecedores e garanta algumas vantagens para a sua empresa!

1- Mantenha o controle dos contatos

Ninguém gosta de ser cobrado por algo que não foi acordado previamente, nem de receber o telefonema de um cliente furioso com o prazo estipulado. Por outro lado, fornecedores tendem a não elencar como prioridade aquelas empresas que descumprem os acordos ou que mudam seus pedidos em cima da hora.

Para evitar este tipo de constrangimento, tenha sempre em mãos uma espécie de diário de bordo no qual sejam relatados todo os contatos com fornecedores, assim como os pedidos feitos, os preços e os prazos acordados. Dessa maneira, a empresa se protege de ruídos na comunicação e estabelece um registro das suas atividades de compra com fornecedores.

2- Seja organizado

Imprevistos acontecem, mudanças de planos também, mas a partir do momento em que ocorrem com frequência essas alterações são, na verdade, fruto da desorganização e não mais do acaso. A empresa precisa se organizar antes de fazer pedidos para fornecedores. É fundamental que sejam analisadas as quantidades e a demanda para cada produto. Mudar o pedido em cima da hora pode resultar em desperdício de material, pressa e até mesmo uma reação negativa do seu fornecedor.

3- Mantenha a calma na negociação

Muitos fornecedores não gostam do estilo de negociação mais agressivo de algumas empresas. Algumas chegam até mesmo com valores fixos e apenas pedem para que o fornecedor se enquadre ao orçamento. Esse tipo de atitude pode resultar em pouca flexibilidade dos fornecedores quanto aos prazos e descontos. Tenha paciência nas negociações e não imponha condições sem consultar a infraestrutura do fornecedor e as suas demandas.

4- Encontre uma empresa alinhada aos valores da sua companhia

Empresas que trabalham em sintonia de valores tendem a estreitar laços mais duradouros, que inclusive podem resultar em parcerias pertinentes. Procure conhecer diversos fornecedores e também seu modus operandi. Assim é possível encontrar uma empresa que seja ideal para iniciar um relacionamento de negócios.

5- Faça parcerias e planos de negócios

Sua empresa compra periodicamente as mesmas coisas do mesmo fornecedor? Talvez a melhor solução seja propor um plano anual de negócios, no qual estejam contemplados bons descontos e grandes quantidades. Os seus serviços são interessantes para o fornecedor? Tente realizar um acordo de permuta. Esses tipos de negociação que fortalecem os dois lados auxiliam muito para o fortalecimento das relações entre as partes.

Essas 5 dicas são fundamentais para manter um bom relacionamento com os fornecedores e auxiliar sua empresa na construção de relações comerciais sólidas e proveitosas. Agora que você já tem um domínio mais amplo das questões que envolvem o relacionamento com fornecedores, que tal ficar por dentro de algumas dicas para a contratação de funcionários? Nos vemos no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *