6 dicas imperdíveis para a sua gestão de projetos!

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Um bom gerente de projetos é capaz de observar o conjunto completo e as características particulares de cada entrega. Além disso, é um profissional que conhece as forças e fraquezas de sua equipe, o que o capacita para sempre delegar as tarefas para as melhores pessoas possíveis.

Mas o trabalho com gestão de projetos deve não só contar com uma boa liderança, mas também com uma equipe que consiga lidar com todas suas etapas com excelência. Um resultado de qualidade é consequência de ter estas variáveis funcionando de forma eficiente.

Conheça a seguir 6 dicas imperdíveis para a sua gestão de projetos:

1. Esclareça todos os detalhes possíveis

Nenhuma gestão de projetos competente consegue ser realizada sem uma base sólida que sustente todo o resto. Faça todas as perguntas necessárias, busque o máximo de informação possível e solucione as dúvidas que surgirem antes das tarefas serem iniciadas.

Você precisa ser capaz de delegar as funções adequadamente à sua equipe, portanto deve concentrar todo o conhecimento a respeito do projeto. Especificamente, é de vital importância esclarecer os objetivos, o escopo de entrega e os prazos.

2. Delegue com sabedoria

Toda liderança deve conseguir usar as forças particulares de cada membro da equipe para gerar um resultado de melhor qualidade. Uma boa gestão de projetos sabe empregar estas particularidades ao delegar cada tarefa que compõe o escopo.

Ao fazer isso, é vital que exista uma sincronia nas expectativas de todos, de forma que cada membro do time sabe o que será entregue ao final e entende o papel das suas etapas.

3. Priorize adequadamente

Além de saber delegar, toda gestão de projetos deve se preocupar também em designar o nível de prioridade correto para cada tarefa. Isso significa olhar para o todo e definir quais etapas devem ser completadas primeiro para depois viabilizarem as outras.

Lembre-se: o que determina se algo é prioridade ou não é o seu olhar sobre o conjunto completo. Não deixe que as demais variáveis interfiram neste critério.

4. Mantenha uma comunicação aberta

Mesmo que todos os detalhes tenham sido esclarecidos e devidamente passados à sua equipe, você deve permanecer ao alcance de todos para o caso de eventuais dúvidas ou decisões que precisem ser tomadas durante o curso da gestão de projetos.

Adote uma postura direta, suprindo todos com as informações que precisam de forma rápida. Você também precisa estar acessível para tomar decisões que impactam o desenvolvimento do projeto.

5. Controle o escopo

É muito fácil que o seu projeto se modifique durante sua produção, já que em alguns momentos é possível realizar melhorias e reformulações que geram uma entrega de melhor qualidade. No entanto, uma gestão de projetos adequada evita que esta possibilidade se torne um problema.

Conforme mais elementos são adicionados ao trabalho, aumentam os custos e o tempo de produção. Cabe a você saber como encontrar um equilíbrio entre estes dois tipos de interferências e seguir com aquele que vai agregar valor ao resto.

6. Avalie seus resultados

O que você e a sua equipe aprenderam com o projeto que acabou de ser concluído? Não importa o quão experientes vocês sejam, é necessário sempre adquirir um aprendizado das falhas e demais problemas que possam ter ocorrido. A partir daí, você pode aprimorar os processos existentes ou criar novos.

Leve em consideração os resultados obtidos com esta entrega, como o ROI e demais métricas de sucesso. Faça comparações com projetos anteriores para detectar uma evolução.

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