6 filmes de Arquitetura para você se inspirar!

blog

“Nossa, mas que prédio bonito”! “Acho que essa sala teria ficado melhor com uma parede ali”. Não tem jeito. Desde que você descobriu a maravilha que é a arquitetura, não tem um filme em que você não repare no cenário. Afinal, para quem ama o que faz e faz o que ama, qualquer coisa vira inspiração.

Pensando nisso, nós separamos no post de hoje 6 dicas de filmes de Arquitetura para você se inspirar. Vamos lá?

1. Metrópolis

Para quem gosta de um estilo mais futurista e impressionista, o primeiro filme dessa lista é perfeito. Metrópolis é um filme alemão de 1927, que conta a história de uma cidade futurista, tendo como tema principal a luta de classes.

No filme, os ricos possuem o privilégio de viver nos belos jardins de cima. Já os operários vivem no subsolo. Uma história cheia de romance, reflexões sociais e, claro, um cenário sensacional.

2. Niemeyer — A vida é um sopro

Lançado em 2007, A vida é um sopro é um documentário de Fabiano Maciel, que relata a vida do icônico arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Revendo a vida do artista, suas construções, inspirações e depoimentos de amigos próximos, o documentário é perfeito para reviver a história da arquitetura e se inspirar nas marcas deixadas por Niemeyer na história.

3. Fonte da Vida

Estrelado por Hugh Jackman e dirigido por Darren Aronofky, famoso por sempre colocar uma característica peculiar em seus filmes, Fonte da Vida é uma ficção científica que promete encantar com sua fotografia. O enredo abrange três épocas diferentes com histórias paralelas de um mesmo romance dramático.

Ele filosofa sobre religião, mortalidade, esoterismo e a complexidade do amor. Por possuir cenários criativos e diferentes, esse filme vai te inspirar a soltar sua imaginação e criatividade em seus projetos.

4. Away From All Suns

O quarto da lista de filmes de Arquitetura é indicado para os amantes de patrimônios históricos. O documentário Away From All Suns narra a história de três ativistas que lutam para salvar prédios maravilhosos de Moscou.

Em meio a uma crescente remodelação estrutural impulsionada pelo crescimento populacional e pelo conceito de modernidade, os cineastas retratam as paisagens marginais e as construções históricas, eternizando a arte que corre riscos de ser destruída.

5. 24 City

A quinta indicação da nossa lista também é um documentário que vale muito a pena ver. O enredo de 24 City se passa em região da China que foi dedicada a questões militares na época do pós-guerra e passa por um processo de remodelação, se tornando um ambiente industrializado.

O documentário acompanha a história de três gerações de chineses, refletindo sobre reestruturação, sobreposições e transições culturais.

6. Meia-noite em Paris

A sexta e última dica de lista de filmes de Arquitetura é destinada àqueles que sabem que um bom cenário faz toda a diferença. Meia noite em Paris conta a história de um escritor frustrado que visita a cidade luz com a sua noiva e família. A arquitetura presente no romance exalta as reflexões dos personagens e o clima de romance no ar.

Gostou das dicas que separamos para você? Assine a nossa newsletter para ver mais posts como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *