6 tendências de arquitetura para você se inspirar!

blog

Quando se fala em tendências de arquitetura, duas palavras vêm sendo a referência do mercado: simplicidade e funcionalidade.

A máxima de que “menos é mais” nunca foi tão usada no que diz respeito à construção e à decoração de ambientes. Além disso, a união de conforto, beleza e praticidade é uma importante escolha de estilo quando a ideia é facilitar a vida das pessoas.

Para que você possa conhecer mais de perto o que o mercado vem preparando para arquitetos e decoradores, listamos 6 tendências que vão te inspirar a criar novos designs com toques de personalidade, comodidade e elegância.

1. Pedra sobre pedra

Unindo rusticidade e modernidade, o uso de revestimentos em pedra é uma opção charmosa para ambientes internos. Ônix, quartzito e limestone são boas escolhas para dar um ar aconchegante, sofisticado e luxuoso a casa. Esse tipo de material também garante personalidade aos cômodos.

2. Pronto para mudar

Umas das tendências que vieram para ficar, por sua funcionalidade e adaptabilidade, é o design funcional. Ele permite que os cômodos sejam preparados sem uma função definida, para, futuramente, serem transformados em outro. Um escritório pode virar quarto ou uma sala de visitas revertida em sala de estar, as possibilidades são infinitas.

3. Integrando ambientes

Elaborar ambientes espaçosos e que conversem uns com os outros é uma tendência que nunca sai de moda para criar belas áreas de convivência, como a integração entre varandas e salas de estar ou área da piscina e espaço gourmet.

Com estratégias como portas deslizantes e painéis de vidro é possível, ainda, para criar uma boa ventilação e usar com abundância a luz natural nesses cômodos.

4. Sem divisões

Um dos conceitos mais marcantes da arquitetura moderna é o de espaços abertos. Uma casa sem divisões pré-estabelecidas por paredes, por exemplo, permite ao arquiteto brincar com a criatividade para, de forma sutil, criar a separação dos espaços. O uso de texturas, pisos e revestimentos garante a fluidez e facilita a circulação pelos ambientes.

5. Tendências de arquitetura high-tech

Todo mundo está conectado à internet, inclusive as casas. A automação residencial, ligada ao intenso uso de gadgets, contribuiu diretamente para a criação de casas inteligentes.

Assim, o design é pensado para que, munido de um smartphone, seja possível controlar as luzes, programar termostato, ligar chuveiros, encher banheiras e até mesmo fazer café.

6. Um toque pessoal

Pode parecer inacreditável, mas só agora arquitetos e decoradores voltaram seus olhos para projetos que sejam a cara de seus clientes. Ambientes personalizados viraram as vedetes das novas tendências e garantem o uso de elementos que refletem a personalidade de seus moradores.

Dessa forma, será possível aliar objetos pessoais, texturas da moda, acabamentos de luxo, móveis de família, cores da estação, peças decorativas com valor emocional, entre outros elementos e materiais que darão identidade única aos cômodos.

Para se manter sempre atualizado em relação às tendências de arquitetura, é importante acompanhar de perto as mudanças do mercado, as novidades e conhecer os grandes nomes da área.

Além disso, nunca é demais ter conhecimento sobre texturas, cores e revestimentos que garantam a beleza e a sofisticação dos ambientes. Gostou? Então conheça também algumas tendências na aplicação de um dos materiais mais utilizados em projetos de arquitetura e decoração: o mármore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *