7 dicas para seu projeto de cozinha gourmet

107491-7-dicas-para-seu-projeto-de-cozinha-gourmet

Se tem uma coisa que valoriza um projeto de arquitetura é a elaboração de uma área gourmet. Criado para reunir amigos e familiares, o projeto de cozinha gourmet promove a integração de ambientes, oferecendo espaço para preparar os alimentos, equipamentos modernos para cozinhar e móveis confortáveis para acomodar convidados.

Esse tipo de espaço tem de ser pensado para ser acolhedor, elegante, aconchegante e cheio de personalidade. Por isso, a cozinha gourmet virou um sonho de consumo para muita gente.

Quer garantir um projeto que reflita as tendências e se transforme em um alvo de desejo? Listamos aqui 7 dicas inspiradoras para te ajudar:

1. Aproveite os espaços

Espaço é algo muito importante em uma cozinha gourmet: é preciso facilitar a mobilidade de que está cozinhando, oferecer conforto para os convidados e dispor móveis e eletrodomésticos de forma estratégica.

Fogão, pia, bancadas e geladeira devem ser pensados de forma utilitária. Uma saída bacana para otimização é usar cooktop. Assim, pode-se cozinhar e conversar com os convidados ao mesmo tempo.

2. Atente-se aos elementos essenciais

Integração é a chave de um bom projeto de cozinha gourmet, e alguns elementos são característicos desse tipo de espaço como, por exemplo, fogão e coifa. Uma aparelhagem moderna também é recomendada. Essa lista inclui: forno elétrico, micro-ondas, freezer, máquina de lavar louças, geladeira e conjuntos variados de panelas.

3. Utilize mobiliário sob medida

Móveis planejados podem resolver boa parte dos seus problemas. Se existem coisas indispensáveis nesse tipo de cozinha são armários especialmente projetados para armazenar alimentos e facilitar o acesso aos utensílios.

Outros móveis que fazem sucesso em cozinhas gourmet são as banquetas, para se sentar ao redor das bancadas, e a tradicional mesa de jantar.

4. Abuse de várias modernidades

Um espaço gourmet foge dos padrões que conhecemos, pois reúne modernidade e sofisticação. Isso permite explorar conceitos de designer muito mais requintados e, naturalmente, buscar por eletrodomésticos com linhas mais luxuosas, como os cromados.

Entretanto, a grande novidade atual, quando se fala em modernidade na cozinha, é a gaveta de aquecimento. Ela faz com que os pratos preparados sejam mantidos aquecidos até o momento de serem servidos.

5. Pense na decoração integrada

A decoração pode ser feita de acordo com a funcionalidade do espaço. Criar um nicho em que colheres, panelas, tampas e conchas, por exemplo, estejam penduradas e à vista deixa o ambiente muito mais bonito.

Outra ideia simples e graciosa é pintar uma das paredes com tinta de quadro-negro, para que as pessoas interajam com o espaço deixando recadinhos, recomendando receitas, escrevendo críticas gastronômicas ou dando notas para os pratos.

6. Use os acabamentos ideais

Elegância e sofisticação também devem ser vistos nos acabamentos. Por isso, revestimentos como granito e mármore são muito usados em cozinhas gourmet. Além da durabilidade, ambos dão aquele ar de elegância e nobreza que faz a diferença.

Outro benefício desses materiais é que eles são resistentes a manchas e riscos. Por ser poroso, é melhor usar o mármore em pisos e detalhes como rodapés. Já o granito, por sua versatilidade, combina com bancadas e pias.

7. Valorize as tendências atuais

É importante estar sempre atento às tendências do mercado para aplicar as novidades em seus projetos. No caso da cozinha gourmet, os detalhes acabam fazendo muita diferença no resultado final.

Uma tendência atual é criar um espaço para horta caseira em cozinhas gourmet. O ambiente ganha toques rústicos na decoração e permite que sejam cultivados temperos, como manjericão, tomilho, alecrim, hortelã, entre outros.

Gostou das nossas dicas para o projeto de cozinha gourmet? Então aproveite para se inspirar com essas 6 tendências de arquitetura que estão em alta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *