A nobreza natural do mármore travertino

A nobreza do marmore natural

O mármore é dos itens de acabamento mais utilizados em construções, principalmente nas que carregam em seu conceito o intuito de transmitir uma ideia de alto padrão. Um dos expoentes desse tipo de pedra mais bem-aceitos em ambientes de luxo, é o mármore travertino, e é sobre ele que falaremos em nosso artigo de hoje. Você vai entender mais sobre os principais tipos e os cuidados básicos de manutenção para que o local em que estas belas peças forem instaladas sempre se destaque pelo bom gosto e pelo luxo. Confira!

Os principais tipos de mármore travertino

O mármore travertino apresenta variações provenientes principalmente da região da qual vieram, em função das diferenciações em sua formação, como, quantidade de calcário, incidência de água, influência de outros agentes naturais, etc. Entre os principais tipos estão:

Romano clássico

Trata-se do modelo mais procurado entre as opções, em função de sua beleza aliada à durabilidade do material. Para você ter uma ideia, o travertino romano clássico foi utilizado na construção de obras históricas como a Basílica de São Pedro e o Coliseu Romano. Isso comprova que estas peças de coloração que vai do palha até um tom mais amarelado de bege são bastante duráveis, além de apresentarem uma beleza impressionante.

Romano resinado

O mármore travertino romano resinado é composto do mesmo material do romano clássico, mas com a diferença de passar por um tratamento com um composto transparente que além de deixar as peças mais lisas e brilhantes, altera a característica rústica da pedra que é naturalmente porosa.

Turco

Este mármore claro, rajado e com cores que vão do cinza-claro ao bege escuro, tem como principal diferença com relação aos que são provenientes da Itália uma maior quantidade de calcário em sua composição — o que modifica a sua textura e também a sua aplicabilidade no revestimento e na decoração de construções, o que falaremos nos tópicos a seguir.

Navona

Outro tipo que é importado da Itália, este mármore se apresenta em cor predominantemente creme e possui veios longilíneos que lembram muito representações de ramos vegetais. Alguns historiadores afirmam que este é o material de construção mais antigo do mundo!

Travertino nacional

Aqui está um exemplo cheio de charme e personalidade. Proveniente de pedreiras brasileiras, o travertino nacional, também conhecido como bege-bahia, possui desenhos bem sutis de formas rústicas amarronzadas sobre uma superfície clara. A aplicação dele é similar ao do modelo turco, e é ideal para paredes, banheiros e escadas.

Dicas de aplicação

O mármore travertino é excelente para ambientes planejados que queiram passar um conceito “clean”, ou seja, cheios de luminosidade e modernidade.. Fica ótimo em espaços como salas de estar, banheiros, cozinhas, além de áreas comuns de condomínios residenciais e comerciais.

Uma observação a ser feita é quanto ao tipo a ser utilizado. As pedras feitas de mármore travertino romano são perfeitas para a utilização em pisos e bancadas em função da sua durabilidade. Mas como os tipos turco e nacional são mais porosos e contêm mais calcário, eles se tornam uma opção mais adequada para o revestimento de paredes. Isso por conta da maior propensão ao desgaste ou até mesmo das chances de ser manchado por alguma substância, o que não seria o ideal para pisos instalados em locais de trânsito intenso de pessoas, ou bancadas de cozinha.

Como conservar?

O ideal é que uma vez por semana toda a superfície seja aspirada para evitar que partículas de poeira se fixem ou possam arranhar o mármore. No caso do piso, o ideal é que o aspirador de pó seja de um modelo portátil, pois as rodinhas dos aspiradores comuns podem acabar arranhando as pedras. Na impossibilidade de utilizar este utensílio, uma vassoura com um pano úmido bem macio, sem esfregar, pode resolver o problema. Caso o mármore seja molhado, seque-o rapidamente. Deixar que a água evapore de forma natural pode acabar acarretando em manchas. Evite também os líquidos corrosivos.

Qual das opções seria a ideal para o ambiente dos seus sonhos? Aproveite os comentários abaixo e participe da conversa com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *