Ambientes com mármore: saiba como escolher a melhor pedra para seu projeto

Engana-se quem pensa que ambientes com mármore só imprimem uma atmosfera clássica e séria ao espaço. Com uma gama de cores variada e muita versatilidade, o material pode estar presente em projetos mais ousados e descontraídos.

E não pense no mármore somente como revestimento para pisos! Ele pode estar presente nas bancadas ou em objetos de decoração que, sem dúvida, trarão sofisticação ao espaço.

Pensando nisso, separamos 4 dicas que farão você considerar a pedra na hora de escolher a decoração do seu lar. Confira!

Aplicabilidade para cada ambiente

Quando falamos em decoração, temos uma infinidade de possibilidades para transformar nossa casa ou escritório. Ao considerar ambientes com mármore, é importante entender que existe uma aplicação para cada caso. Por exemplo, para regiões mais frias, o ideal é usar o mármore em detalhes ou nas bancadas das áreas molhadas (banheiros, cozinha e lavanderia).

Já para lugares com clima quente, seu uso é ideal em pisos e paredes. Isso porque o material se mantém fresco, até com a temperatura ambiente elevada. Ou seja, a casa fica fresquinha mesmo no verão.

Mas tome cuidado! Existem pedras diferentes para áreas externas e internas e a escolha errada pode não surtir o efeito desejado ao final do processo. Lojas especializadas e profissionais gabaritados podem ajudá-lo a encontrar o tipo certo para o que você deseja.

Durabilidade do produto

O mármore é um material de alta durabilidade se tomados os cuidados certos na hora da limpeza e da manutenção. Para higienizar, basta um pano úmido macio, ficando proibidos os materiais e produtos abrasivos, pois podem arranhar a pedra e comprometer a sua integridade.

No caso de escritórios, o ideal é proteger o piso contra arranhões utilizando protetores de feltro nos pés de cadeiras e mesas. Caso haja necessidade de uma limpeza mais profunda, procure a ajuda de profissionais especializados.

Versatilidade de cores

O que determina a cor do mármore é a composição de seus minérios. Além do clássico branco, a pedra pode apresentar variações nas versões rosada, esverdeada e até mesmo preta.

Rosados são delicados e podem ser usados em detalhes, dando ao local uma sutileza única, enquanto os esverdeados trazem um toque de frescor. Já para quem quer trazer dramaticidade e ousadia ao ambiente, a escolha do preto é perfeita e impactante.

Discrição para detalhes

Para quem prefere o mármore de forma discreta em casa ou no escritório, uma boa pedida é investir em objetos de decoração. E as possibilidades vão desde acessórios discretos como cachepôs, bases para espelhos, entre outros, até os mais marcantes, como esculturas.

Em locais de destaque, esses itens trazem charme e elegância a casa. Já em relação ao mobiliário, os designers e arquitetos apontam que o mármore continua sendo bastante considerado nos projetos de decoração. Para quem quiser ficar por dentro das tendências, vale a pena investir em banquetas, mesas de jantar ou de centro.

Viu como ambientes com mármore podem ir além do piso e que usar o material de outras maneiras deixa o espaço arrojado e sofisticado? Basta ponderar de qual maneira a pedra se aplica ao local que você vai decorar e usá-la das mais variadas formas! E, para garantir que a pedra estará sempre bonita, confira agora os cuidados necessários para evitar manchas e outros danos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *