Aprenda a limpar cada tipo de pedra da sua casa

Bancada de Pedra

Se você tem em sua casa ou escritório bancadas ou pisos de pedra, sabe como essas peças decoram bem o ambiente, pela beleza e singularidade. Por isso, a limpeza das pedras é, com certeza, um fator essencial para preservá-las.

Essa limpeza não é algo difícil de se fazer. A seguir listamos algumas dicas bem simples e práticas para lhe ajudar na limpeza diária de diferentes tipos de pedras, sem danificá-las. Vamos lá?

Mármores

O mármore é um material mais poroso e, por isso, mais indicado para ambientes internos e com pouco fluxo. Se for usado na cozinha, por exemplo, a probabilidade de danos será maior, pois óleos e gorduras, assim como líquidos ácidos (como limão e vinagre), são grandes inimigos dessa pedra.

A limpeza diária desse tipo de pedra deverá ser feita com esfregões ou panos umedecidos em água e detergente, podendo ser usado sabão neutro também. Após isso, enxágue com um pano úmido e seque com outro macio. Também é indicado varrer e aspirar frequentemente.

Granito

Esta pedra é mais resistente e menos porosa do que o mármore, mas também é sujeita aos mesmos tipos de manchas. Por se tratar de um material mais rígido, é mais indicado para ambientes externos e com maior circulação de pessoas.

Esse tipo de piso poderá manchar facilmente com o uso de produtos químicos, portanto evite o uso de água sanitária, sabão em pó, solventes ou outros produtos corrosivos.

A limpeza diária pode ser da mesma forma que o mármore.

Limestone

Esta pedra é um calcário muito parecido com o mármore e, sendo assim, tem alta propensão de absorção de líquidos.

A limpeza e conservação do limestone deverá ser feita somente com panos molhados e sabão neutro ou de coco. Nunca usar qualquer tipo de produto químico.

É importante também nunca limpar a superfície do local com materiais que deixem vestígio de ferro, como esponjas de aço, pois eles provocam oxidação na pedra.

Ônix

Esta é um tipo de pedra rara e difícil de se encontrar, muitas vezes usadas em prataria e em construções de alto padrão. O toque das mãos e produtos vão sujando e dando uma imagem de descoloração ao material.

Por isso, limpe o ônix apenas com um pano umedecido em água. Para casos com muita sujeita acumulada, pode-se usar detergente neutro para a limpeza local.

Travertino

Esta pedra é muito popular para pisos e bancadas. Apesar de não ser tão rígida ou densa como o granito, o travertino também pode manchar com substâncias como sucos, café e produtos de limpeza. A retirada de manchas mais profundas deve ser feita por profissionais. A impermeabilização pode ser uma boa forma de prevenir manchas.

Para limpeza diária, use um aspirador de pó portátil antes de varrer, para a remoção de dejetos maiores. Não use aspiradores convencionais para que as rodinhas não risquem o piso. Passe um pano úmido para a remoção de pequenas sujeiras e, em seguida, um outro pano seco e macio para enxugar.

Silestone

O silestone é um tipo de quartzo e, por isso, é uma das pedras mais bonitas para bancadas. Por suas características, não necessita de muito esforço para limpeza. Não havendo dejetos ou gorduras significativas, use apenas um pano limpo e seco para a remoção da sujeira.

Se a sujeira estiver impregnada, pode ser usado um esfregão de plástico com detergente para a limpeza final. Não utilize produtos como cera ou selantes, que poderão fazer com que o silestone perca seu brilho futuramente.

Dekton

Esta pedra tem baixa porosidade e também uma superfície de alta resistência tanto às manchas de uso doméstico como as de agentes químicos, tornando-se uma das mais ideais para bancadas de cozinhas ou de escritório.

Para a limpeza diária, a melhor opção é o uso de água e sabão neutro. É muito importante o enxágue com um pano úmido e limpo.

Para peças com acabamento polido, é recomendado secar a superfície utilizando papel toalha ou um pano limpo de algodão após a limpeza.

Esperamos que tenham gostado do nosso post e que as soluções de limpeza de pedras tenham ficado claras para você! Deixe um comentário e nos conte quais pedras você tem em sua casa e como tem feito para limpá-las!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *