Automação residencial: 5 dispositivos que compõem a Casa Inteligente

1

Primeiro foram os celulares, depois os aparelhos de televisão, então vieram os relógios: a cada ano, novos dispositivos vão se tornando inteligentes e agregando recursos que facilitam muito a nossa vida. Mas a tecnologia está dando um passo além e deixando até mesmo nossas casas cada vez mais espertas e conectadas. Você sabe o que é uma casa inteligente?

No post de hoje, você vai entender mais sobre essa tendência e descobrir alguns dos dispositivos que estão presentes nas chamadas residências do futuro, cada vez mais populares no presente. Acompanhe!

Entenda o que é uma casa inteligente

Quando falamos em casas inteligentes, estamos pensando em lares conectados à internet, que podem ser controlados através do smartphone e monitorados a distância. Isso não só é possível como já é uma realidade para muitas pessoas, e essas novidades estão se tornando cada vez mais acessíveis.

Tal conectividade é possibilitada através de dispositivos domésticos inteligentes dos mais diversos tipos, como lâmpadas, geladeiras, portas, câmeras de segurança e mais. As possibilidades são infinitas e várias empresas já desenvolvem soluções nesse sentido. Vamos conhecer algumas!

5 dispositivos presentes numa casa inteligente

No futuro, praticamente todo dispositivo da sua casa estará conectado à internet. É o que chamamos de internet das coisas: uma rede mundial em que não só computadores, tablets e smartphones estão conectados, mas os mais variados acessórios, desde a lâmpada da sua sala até o espelho do seu banheiro. Acha exagerado? Vamos conhecer alguns dos dispositivos que já são realidade!

1. Fechaduras digitais e com biometria

As chaves são utilizadas há séculos e, vamos ser sinceros, elas cumprem bem o seu papel. Mas as fechaduras digitais vão além: você poderá abrir sua porta apenas aproximando-se dela com seu celular, destrancá-la ou trancá-la remotamente, controlar o acesso à sua casa, entre muitos outros recursos.

Há também aquelas opções que destravam a porta através da biometria, garantindo que somente pessoas autorizadas entrem na sua casa. Além do ganho de comodidade, você também aumenta a sua segurança!

2. Eletrodomésticos inteligentes

Você sabia que já existem geladeiras capazes de montar sua lista de compras automaticamente, baseando-se nos itens que estão em falta no seu interior?

Trata-se das geladeiras inteligentes que, além disso, podem alertá-lo quando um produto está chegando ao fim, gerar relatórios de consumo e, no futuro, até mesmo realizarem pedidos pela internet automaticamente. A cozinha será luxuosa!

Outros dispositivos também entram nessa onda: fogões que permitem fácil acesso à receitas na internet e alertam quando a comida está queimando, máquinas de lavar que identificam o nível de sujeira das roupas e ar condicionados ligados ou desligados remotamente, que ajustam a melhor temperatura com base no ambiente e nas preferências do usuário, entre vários outros eletrodomésticos.

3. Dispositivos de segurança conectados

Além das fechaduras conectadas, outros dispositivos tornarão sua residência mais segura. Câmeras de segurança transmitem imagens em tempo real pela internet, detectam e alertam sobre movimentações suspeitas e até mesmo se comunicam com outros dispositivos da casa, como lâmpadas, portas e alarmes.

O mesmo ocorre com os próprios alarmes, que podem informar a você e outras pessoas autorizadas caso detectem movimentações indesejadas e até mesmo entrar em contato com a polícia, informando o endereço no momento da ocorrência.

4. Lâmpadas cheias de recursos

As lâmpadas das casas inteligentes são acessórios bem interessantes. Elas conseguem ajustar a iluminação ao ambiente de forma automática, permitem um ajuste manual de intensidade bem preciso, com cores ao gosto dos moradores, possuem modos pré-programados — como um modo de cinema, outro para quando você recebe amigos para jantar etc.

Além disso, as lâmpadas conseguem gerar relatórios de consumo, para aqueles que gostam de ficar de olho na conta.

5. Aquecimento do piso e da água

Acordar e encostar o pé em um piso quentinho provavelmente é uma sensação deliciosa, certo? Isso é possível nas casas inteligentes, já que a temperatura dos pisos pode ser ajustada e configurada automaticamente com base na temperatura local. E não para por aí: o aquecimento automático também funciona para o chuveiro e torneiras da casa.

E aí, gostou de descobrir como funciona uma casa inteligente? O mármore travertino combina muito com toda essa tecnologia e sofisticação, leia nosso artigo e descubra mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *