Clientes de arquitetura em outra cidade? Saiba como atendê-los!

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Para expandir o seu mercado de atuação, muitos arquitetos buscam clientes em outras cidades. Dessa maneira, é possível ir além dos limites do seu município e aumentar o portfólio.

Esse tipo de atendimento tem alguns pontos específicos. Por isso, é preciso alinhar a estrutura do seu escritório para que ele possa ser feito com a mesma qualidade dos serviços realizados presencialmente.

Para ajudar você a entender melhor os detalhes desse processo, listamos aqui algumas dicas sobre como atender clientes de arquitetura em outra cidade. Confira!

Aproveite os recursos do seu e-mail

Uma troca de e-mails pode ser o suficiente para garantir que bons projetos cheguem até você. Apesar de ser um mecanismo básico, ele é excelente para atender pedidos, prestar informações, enviar documentos referentes à obra e otimizar o tempo de resposta.

Ainda que seja uma ferramenta de menor interação, é possível agregar isso a outros mecanismos complementares, como ligar para o cliente detalhando o conteúdo do e-mail ou até mesmo gravar um vídeo para deixar mais clara a informação que você passou por escrito.

Busque formas de interação com o cliente

Atender clientes não presenciais pode ser mais difícil por não se estar tão próximo para conversar pessoalmente. Porém, a tecnologia dispõe de alguns recursos conhecidos e que podem ajudar a suprir essa necessidade.

Alguns exemplos são serviços como o Hangout e o Skype, nos quais é possível fazer chamadas em vídeo e, assim, interagir de forma mais completa.  Quando o cliente sabe com quem está falando, facilita para gerar mais empatia, assim como traz ao profissional uma noção maior sobre o perfil da pessoa que está sendo atendida.

Disponha de um serviço de chat em seu site

Um site bem posicionado nos mecanismos de busca facilita a atração de muitos visitantes, sendo que vários são potenciais clientes. Diante disso, é necessário criar uma maneira de conversar com eles antes que saiam da página.

Uma boa solução é ter um serviço de chat agregado ao seu site, o que mostra que você se preocupa em atender o público da melhor forma possível. Outro detalhe é que muitas pessoas chegam até sua página com uma série de dúvidas que, se não forem tiradas, podem se tornar um empecilho para que elas venham a contratar você.

Escute o cliente acima de tudo

Seja por qualquer uma das formas de comunicação sugeridas, ouvir o cliente é um passo muito importante para entender quais são as necessidades dele, como você pode agregar valor à ideia que ele sugere e, até mesmo, como eliminar logo no começo certos problemas que podem prejudicar o gerenciamento do projeto.

Clientes de arquitetura em outra cidade podem trazer informações valiosas acerca da legislação vigente no município onde mora, tipo de vegetação e demais características do local, o que é de extrema importância para o processo de criação e execução.

Construa processos seguros de atendimento

A segurança jurídica é fundamental nesse tipo de relação entre profissional e cliente que não estão próximos um do outro. Por esse motivo, é necessário ter alguns cuidados para se precaver legalmente de futuros problemas.

Um e-mail de resposta do cliente confirmando a contratação do serviço é um mecanismo legal importante para esse tipo de situação. Sempre que possível, também é interessante enviar um contrato para o cliente assinar e devolver digitalizado.

Utilizando essas dicas, fica mais fácil criar estratégias para atender clientes de arquitetura em outra cidade de forma prática e funcional.

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