Como escolher o melhor revestimento para área de lazer?

Como escolher o revestimento externo

Um bom arquiteto está sempre envolvido em projetos que buscam agregar design e funcionalidade. Por isso, eles não podem ignorar a etapa de escolha dos acabamentos que serão recomendados num projeto.

Graças a grande quantidade de opções disponíveis no mercado, porém, nem sempre é fácil escolher o material ideal para cada ambiente. Principalmente se o seu projeto incluiu uma área de lazer, essa pode não ser uma tarefa muito simples!

Esse é o seu caso? Então confira agora algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher o melhor revestimento para área de lazer e garanta que os acabamentos ganhem destaque dentro do projeto!

Visão clara

É importante que seu projeto contenha, de forma bastante definida, qual o tipo de área de lazer será feita.

Espaços gourmet, área de churrasqueira, piscinas e jardins exigem diferentes tipos de pisos e revestimentos para as paredes, por exemplo. Um ótimo piso para o espaço gourmet nem sempre funciona o mesmo jeito se colocado entorno de uma piscina.

Conhecimento de causa

Estude, pesquise, procure especialistas, visite fornecedores e reúna o máximo de informação sobre os tipos de revestimentos que existem. Um arquiteto bem informado e conhecedor de sua profissão imprime segurança e respeito por suas indicações.

Você deve ser o primeiro a conhecer as vantagens e desvantagens de cada material para que seu cliente entenda porque você incluiu o uso deles em seu projeto. Saber o que dá ou não dá certo acrescenta valor ao seu trabalho.

Atenção às mudanças

Lembre-se que revestimentos para área de lazer, de uma forma geral, se desgastam rápido e estarão expostos às intempéries. Portanto, ao escolher qualquer tipo de material, leve em consideração seu desgaste natural, o envelhecimento, a ação do tempo, as mudanças de tonalidade à medida que for sendo usado, manchas e sujeiras, contato com produtos químicos e de limpeza.

Cliente com voz ativa

Conheça muito bem o seu cliente, tire dúvidas e tenha certeza de que entendeu o que ele quer. Não adianta nada você indicar para ele um granito belíssimo para o piso da área da churrasqueira, se seu cliente deixou claro que quer algo antiderrapante, por exemplo.

Certifique-se que seu projeto atenda às expectativas de quem o encomendou e leve em consideração fatores como não exigir muita manutenção, ser duradouro, ter uma estética bonita e um custo-benefício favorável.

Materiais para o revestimento

Para facilitar sua vida, listamos alguns dos materiais mais usados em áreas de lazer e onde eles podem ser aplicados:

Tijolos

Clássicos, duráveis e estilosos. Ficam lindos em paredes próximo a churrasqueiras, por exemplo, e seguem todo tipo de estilo, desde o rústico até o mais moderno.

Mármore

Atemporal. Vai bem em pisos e bancadas de espaços gourmet ou como moldura de churrasqueiras. Não é recomendado em áreas ao ar livre, como jardim e piscina, por ser um material de alta absorção.

Madeira

Moderna e original. Pode ser usada em pisos, paredes, deck, bancadas, pias, ilhas. Caso esteja sempre exposta ao sol e à chuva, pede tratamento e manutenção adequados.

Pastilhas

Modernas e decorativas. Além de ser um revestimento lindo para piscinas, pias, paredes e bancadas podem ser encontradas em cores e formatos diversos, dando versatilidade ao ambiente.

Pedras naturais

Rústicas e resistentes. Elas são uma unanimidade para as áreas externas porque têm uma superfície irregular que as torna naturalmente antiderrapantes.

Quando estiver definindo o melhor revestimento para área de lazer de seu projeto, lembre-se que, seja qual for o material escolhido, é indispensável buscar por bons fornecedores.

Ainda tem dúvidas sobre os materiais existentes no mercado e como usá-los? Entre em contato conosco! Temos um suporte especializado para consultorias em arquitetura e empreendedorismo pronto para ajudar você nessa etapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *