Como melhorar a produtividade do seu escritório de arquitetura?

blog

Aumentar a produtividade é um grande desejo dos profissionais do mundo contemporâneo. Em especial nos escritórios de arquitetura, ser produtivo é sinônimo de concluir os projetos com mais eficiência, cumprindo os prazos definidos e mantendo um fluxo de trabalho que ofereça equilíbrio financeiro para o negócio.

Na prática, isso exige um grande esforço dos líderes de projetos para manterem um ambiente propício e motivarem a equipe. Para alcançar isso, confira as nossas dicas e veja como melhorar a produtividade do seu escritório de arquitetura!

Regra 80-20

A Regra 80-20, ou Princípio de Pareto, sugere que 80% dos resultados provêm de apenas 20% das nossas ações. Em um determinado dia, por exemplo, você poderá perceber que concluiu 80% do seu trabalho em apenas 20% do seu tempo; se 20% dos seus clientes lhe rendem 80% dos seus trabalhos, o ideal é que você invista na relação com esses clientes; e se 80% das dúvidas na execução de um projetos vem de 20% do edifício, direcione mais desenhos para essas áreas.

O segredo dessa regra é você conseguir identificar quais os 20% que são realmente importantes e direcionar seu foco a essas áreas para definir os seus resultados. É comum acabar se prendendo em uma série de tarefas diversas e minuciosas e perder de vista o que realmente é importante, mas não caia nesse erro: desenvolva um olhar crítico e concentre-se em poucas coisas de cada vez. Assim você conseguirá aumentar sua produtividade!

Mindfulness: como melhorar a produtividade com a meditação

Aqui no Brasil, o Mindfulness ainda é pouco adotado pelas empresas, mas as poucas que adotaram o método, como a Google — seguindo o exemplo da sede norte-americana —, garantem que a prática oferece uma melhora significativa na produtividade.

O Mindfulness é uma forma de meditação com exercícios que buscam acalmar a mente e melhorar o seu foco. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard em 2010, quase metade do tempo que passamos acordados (47%) gastamos com distrações e ficamos dispersos. Ao longo do dia isso não apenas prejudica o trabalho, mas nos deixa infelizes. É isso que a técnica procura combater, trazendo a atenção da mente para o momento presente, melhorando a produtividade.

Ferramentas de produtividade

Bastam alguns toques no smartphone para encontrar vários aplicativos e ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade! Veja algumas opções:

  • Paper: é um aplicativo indispensável para os arquitetos! Com ele você pode fazer anotações, esboçar, tirar fotos, criar listas de atividades e notas categorizadas!
  • Moosti: esse aplicativo ajuda você a manter-se mais focado no seu trabalho. Trata-se de um temporizador bem simples de ser utilizado, em que você pode programar pequenos intervalos para arejar a mente entre períodos de produtividade — como no método Pomodoro.
  • Evernote: é um aplicativo bem popular que você pode utilizar para colocar todas as suas ideias e anotações em um só lugar. Você pode carregar seus esboços, compartilhar documentos e criar listas de tarefas.

    Planejamento

Quem deseja ser mais produtivo precisa compreender a importância do planejamento. Por isso, planeje os seus dias! Crie uma agenda, liste todas as atividades que você tem para realizar e estipule um tempo para cumpri-las.

É muito importante que ao fazer o planejamento você saiba definir suas prioridades. Quando tratamos tudo como prioridade, é mais provável que acabemos estressados e sobrecarregados — e sem cumprir nenhuma das tarefas.

Não é possível tratar tudo com absoluta urgência, por isso, separe as coisas que não podem ser deixadas para mais tarde e aquelas que não são realmente prioritárias. Assim, fica mais fácil lidar com as tarefas do dia a dia sem se sentir perdido no meio de um monte de coisas a fazer.

Viu como melhorar a produtividade não é tão difícil? Confira também nossas 6 dicas de acabamento da arquitetura de luxo e surpreenda nos seus projetos de alto padrão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *