Confira 4 tendências de arquitetura para os próximos anos!

O mercado de arquitetura e designers de interiores está em constante evolução e, para acompanhar o passo das mudanças e inovações que surgem no setor, é importante estar sempre atento às novidades.

Os profissionais da área sabem da necessidade de estar atualizados com as últimas informações do mercado — tanto no que se refere aos materiais para revestimento, quanto aos estilos de arquitetura, bem como promover e exigir atualização constante de seus funcionários e colaboradores.

Por esse motivo, confira agora as 4 principais tendências de arquitetura que prometem fazer sucesso nos próximos anos e crie um diferencial de sucesso na sua carreira!

1. Tendências de arquitetura: pontes futuristas

Uma tendência que certamente será muito vista nos próximos anos é a de ornamentar os espaços urbanos com pontes. Isso irá muito além de simples construções de concreto e ferro que objetivam facilitar o trânsito nas cidades.

O céu é o limite para a criatividade em projetos de pontes com toques futuristas! A proposta, certamente, é ultrapassar o propósito a que se destinam e enfeitar os cenários e ambientes em que estiverem localizadas, trazendo requinte e sofisticação.

2. Austeridade e imponência: arranha-céus

Alguns dos países mais desenvolvidos do mundo possuem arranha-céus monumentais que viraram até cartão-postal das cidades onde estão situados.

Um traço comum na arquitetura desses edifícios majestosos é a arquitetura moderna e elegante da parte externa dos prédios, o que remete quase que imediatamente ao famoso Burj Khalifa, em Dubai — o prédio mais alto do mundo, com modestos 160 andares!

Como, atualmente, as obras arquitetônicas com mais de trinta andares já são uma realidade na construção civil, é de se esperar que surjam muitas outras construções desse porte ao longo do tempo.

No entanto, curiosamente, surge uma tendência no horizonte: resgatar o uso da madeira na construção dessas estruturas, conforme apontam alguns dos principais concursos da área.

3. Prevenção é a chave: casas à prova de desastres

A realidade de algumas localidades impõe aos arquitetos a responsabilidade de desenvolver projetos capazes de suportar as intempéries da natureza — como terremotos, furacões, tsunamis e tempestades.

Um exemplo disso são os edifícios híbridos de casa de praia, construídos com ferro e concreto para os moradores de Dauphin Island, localizada no golfo do México. A costa do Alabama é um local de frequentes furacões desastrosos!

4. Modernidade em alta: arquitetura invisível

Expressão máxima das tendências de arquitetura moderna, a arquitetura invisível promete extrapolar os limites do que concebemos hoje como possível. Por meio de muita originalidade — e recursos relativamente baixos — se comparados aos efeitos surpreendentes na percepção humana, já estão sendo criadas autênticas obras de arte.

Com o uso de espelhos posicionados estrategicamente na superfície da edificação, os reflexos confundem o entendimento da paisagem externa, misturando o real com o imaginário e criando a ideia de uma ilusão de ótica.

O futuro iminente garante ainda mais inovação com o uso de LEDs altamente tecnológicos que vão delinear uma arquitetura invisível ainda mais próxima do que se pode encontrar na indústria cinematográfica.

Agora que você já sabe quais são as 4 principais tendências de arquitetura para o próximo ano, aprenda como abrir um escritório de arquitetura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *