Conheça 6 ferramentas essenciais para arquitetos

6 Ferramentas para arquiteto

Existem ferramentas essenciais para arquitetos realizarem seu trabalho. Seja para estudantes ou profissionais já graduados, elas ajudam nos cálculos e nas representações das ideias.

Trata-se de sites ou softwares que trazem diversos conteúdos essenciais na hora de projetar que, além de praticidade, trazem informações e dicas sobre a área e tendências mundiais.

Quer saber quais são essas ferramentas e conhecer um pouco mais sobre cada uma delas? Confira a seguir:

Afinal, quais são as ferramentas essenciais para arquitetos?

1. Autocad

Ele foi desenvolvido para que engenheiros pudessem projetar peças mecânicas. Com o tempo, passou a ser usado na Engenharia Civil e Arquitetura devido à precisão de seu desenho industrial. Existe uma versão que projeta desenhos em 2D e outra que desenha em 3D.

Há também o Autocad 360°, que é a versão móvel do software. Com ele, você pode abrir e realizar alterações nos projetos feitos no desktop. O modelo no aplicativo pode ser manipulado em 360° e não há a necessidade de abrir vários arquivos, pois as modificações podem ser feitas em um panorama só.

Esse programa é ideal para fazer apresentações para clientes, pois dispensa a necessidade de levar o projeto impresso. Por ser o mais antigo com essa função, foi mais difundido e, hoje, é o mais usado na arquitetura, apesar de outros programas estarem conquistando espaço na área.

Pela facilidade de uso e qualidade de representação, mesmo quando não é usado como software principal, serve como programa de apoio.

2. Autodesk REVIT, com sistema BIM

Por conta do seu sistema BIM, projeta desenhos bem elaborados e está conquistando estudantes e profissionais da Arquitetura. Ele é desenvolvido pelo mesmo fabricante do Autocad, que serve de programa de apoio e backup, por isso, possuem interface bastante parecida.

3. Promob

É desenvolvido especificamente para quem trabalha com a criação de móveis planejados. Com seu corte preciso, proporciona para o arquiteto, designer de interiores ou marceneiros, a criação de móveis e observação 3D.

O programa também oferece informações precisas sobre a quantidade e o tamanho das placas de madeira que serão utilizadas.

4. Armedia

Já imaginou projetar uma casa em 3D e em vez de mostrá-la em imagem ou foto impressa, poder colocá-la ali em cima da mesa do seu cliente? Saiba que com o Armedia isso é possível!

Por meio de tecnologia de realidade aumentada aplicada à arquitetura, é possível ter uma imagem física, com todos os ângulos do projeto. Além disso, a ferramenta oferece recursos como Plantas Humanizadas, que são desenhos feitos para serem vistos de cima, projetos de Stand e pós-produção da imagem 3D para Photoshop e Corel Draw.

5. Archdaily

É um dos sites mais usados por arquitetos e estudantes de arquitetura ao redor do mundo e também é um dos mais completos. Possui um grande banco de projetos e filtros que facilitam a busca de algum projeto específico.

6. Vitruvius

O Vitruvius é o mais completo site de arquitetura do Brasil, com conteúdo bastante variado sobre o assunto e textos mais aprofundados.

Esses sites e softwares são apenas algumas das ferramentas essenciais para arquitetos e estudantes de arquitetura. Cada um deles é importante para alguma função da área, seja para facilitar seus projetos, conhecer novidades do mercado ou estudar conceitos.

Gostou desse artigo? Quer acompanhar mais dicas sobre arquitetura e decoração de ambientes? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *