Cores de mármore: saiba como usar em cada ambiente

blog

Faz muito tempo que as pedras se tornaram indispensáveis nos projetos arquitetônicos mais ousados. Dentro desse grupo de materiais naturais, o mármore é quem ganha maior destaque, principalmente por oferecer ampla variedade de tonalidades e características.

Se você está em busca do modelo ideal, aproveite as dicas deste artigo e saiba que cores de mármore usar em cada ambiente!

Quais são as principais cores de mármore?

A pedra mármore é formada por calcita e dolomita, e boa parte de seus constituintes são brancos. Quanto maior a quantidade de impurezas e minerais acessórios contidos na pedra, maior será a variação de cor, textura e desenho apresentada nesse material.

As condições na formação tornam possível a existência de inúmeros tipos de mármore. Veja, abaixo, as principais cores encontradas e alguns exemplos de marcas utilizadas:

  • branco: Carrara, Pigues, Calacata, Thassos, Polaris;
  • preto: Nero Marquina, Nero Portoro, Fossil Black;
  • marrom: Imperial, Imperador Light;
  • bege: Crema Marfil, Travertino, Botticino;
  • roxo: Rosso Lepanto;
  • verde: Alpi, Guatemala, Rajastan;
  • vermelho: Alicante, Coralito, Rosso Verona.

O mármore ainda pode ser encontrado em variações de cinza ou ser composto de uma mistura de cores diferentes. Essa variedade é o que permite que a pedra seja utilizada em móveis e acessórios que compõem a decoração de ambientes externos e internos.

Que tipo de pedra usar em cada ambiente?

Embora não existam regras fixas para a aplicação do mármore na decoração, é importante que os profissionais responsáveis pelo projeto considerem o uso e as características de cada ambiente na hora de escolher a pedra ideal.

Para te orientar nessa missão, trouxemos dicas de como aproveitar a diversidade de cores de mármore em cada espaço da casa:

Banheiros

Utilizado para a higiene pessoal, o banheiro sempre pede uma aparência mais limpa e que remeta à pureza. É por isso que muitos materiais selecionados para revestir esse ambiente são fabricados nas cores claras e neutras.

Se o objetivo é cobrir pisos e paredes, aposte no mármore branco que, além de clarear o banheiro, ajuda a dar a sensação de amplitude. Caso queira adicionar a pedra em detalhes da pia ou banheira, a dica é inovar com o mármore preto ou bege.

Quartos

Os quartos e suítes são cômodos íntimos utilizados para o descanso. Por esse motivo, pedem elementos que tragam a sensação de conforto e aconchego, bem como a predominância das cores quentes e terrosas.

Em um projeto diferenciado, utilize o mármore vermelho ou marrom para criar painéis e detalhes na parede. Se o cliente exigir um estilo mais moderno, a dica é manter a pedra branca ou bege como base e complementar o tema com acessórios em tonalidades fortes.

Mesmo de fundo frio, os mármores verde e roxo podem ser aplicados no quarto de bebês e crianças pequenas, porque essas cores ajudam no relaxamento.

Cozinhas

Da mesma forma que o banheiro, a cozinha é um ambiente que pede um visual clean e higiênico. Consequentemente, fica muito bem com peças de mármore branco em contraste com eletrodomésticos de aço.

Uma alternativa ao branco tradicional é utilizar o bege para revestir pisos e paredes desse espaço. A adição de tons fortes fica limitada a bancadas e mesas. Nesse caso, pode-se optar pelo mármore preto ou marrom.

Salas

As salas de estar e jantar remetem ao conforto e à estabilidade. Em boa parte das residências, são dois ambientes utilizados para a reunião da família e também nos momentos de refeição.

Na escolha da pedra, dê preferência para a cor bege e faça combinações com móveis de cores claras. Além de um visual neutro, essa opção ajuda a abrir o apetite de quem está presente no ambiente. Uma opção mais ousada é usar mármore preto ou marrom, que pode ser aplicado em pisos ou cobrir superfícies de mesas e aparadores.

Combinadas com os móveis e os acessórios certos, as cores de mármore podem se tornar destaque em um projeto de arquitetura diferenciado.

E você, concorda com a gente? Deixe seu comentário abaixo e conte para os nossos leitores se você tem preferência por algum dos modelos citados neste artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *