Escada de mármore ou granito? Saiba o que levar em consideração ao fazer o seu projeto

90579-escada-de-marmore-ou-granito-saiba-o-que-levar-em-consideracao-ao-fazer-o-seu-projeto

Não é segredo que os revestimentos em mármore e granito trazem luxo, requinte e sofisticação para qualquer projeto de interiores. E quando o assunto é escada, isso fica ainda mais evidente, já que ela é um dos pontos focais do design.

Mas você sabe o que considerar na hora de escolher o melhor material? Qual deles é o mais adequado? Escada de mármore ou granito?

Acompanhe este post e descubra as respostas!

Mármore ou granito?

Ambos os revestimentos têm lugar cativo nos escritórios de arquitetura e design não só pela beleza e sofisticação, mas, também, por serem materiais resistentes e duráveis.

Nos quesitos resistência e economia, o granito sai na frente em relação ao mármore, pois mancha com menos facilidade e é mais barato.

Se a intenção é fazer da escada um verdadeiro complemento do seu design de interiores, você pode investir sem medo tanto no mármore quanto no granito. Certamente, as pedras vão garantir o melhor acabamento possível para as áreas sociais do seu projeto.

Apenas tenha o cuidado quanto ao polimento da pedra escolhida: evite pedras muito polidas e lisas. Prefira as antiderrapantes, para evitar acidentes, sobretudo porque estamos falando de escadas.

Quanto às cores, tudo vai depender do estilo que você quer dar ao décor. Pedras em cores claras harmonizam muito bem com corrimão de madeira, compondo ambientes mais rústicos. Já quando combinadas com peças em inox ou vidro, deixam o seu living moderno e contemporâneo.

Ainda, pedras em tons claros costumam ser as preferidas porque facilitam a escolha dos demais elementos que vão compor o design de interiores. Mas nada impede que você escolha mármores ou granitos de cores escuras.

Basta ponderar o restante do décor, utilizando elementos mais discretos e favorecendo o contraste. O resultado é incrível!

Abaixo, especificamos as características de cada um dos materiais para que você escolha qual a pedra mais adequada a seu projeto. Confira:

Granito

O granito é uma pedra versátil e de excelente custo-benefício. Como dissemos, ela é mais em conta que o mármore e também mais resistente a riscos, impactos e variações de temperatura.

Essas características se devem ao fato de o granito ser uma pedra mais dura e menos porosa que o mármore, ou seja, não apresenta tantas fendas.

Além disso, os granitos possuem uma extensa gama de cores — que vão desde os brancos e beges, passando pelos amarelos, róseos e vermelhos até as cores escuras. Assim, você pode escolher o tom que mais combina com o seu projeto.

Mármore

O mármore é um material de altíssimo padrão, representando algumas das opções mais elegantes em revestimentos quando o assunto é arquitetura e decoração.

Além de ser um acabamento extremamente luxuoso, transmite ares de limpeza e apresenta ótimo conforto térmico, já que é uma peça fria.

Contudo, por ser uma pedra de constituição delicada e porosa, o mármore absorve água com facilidade.

Por isso, pode manchar, escurecer e até perder o brilho. A peça também apresenta baixa resistência a riscos, abrasões e produtos químicos, portanto, não é recomendada para ambientes externos.

Como conservar escada de mármore ou granito?

Apesar de serem acabamentos delicados, é perfeitamente possível manter mármores e granitos em ótimo estado de conservação, prolongando a vida útil e a beleza das pedras.

Para a limpeza, um pano úmido com detergente neutro é o suficiente. Depois, é só finalizar com um pano seco e sem fiapos.

Periodicamente, recomenda-se a utilização de produtos específicos, como os impermeabilizantes indicados pelos fornecedores para proteger melhor a peça.

E lembre-se: como o mármore e o granito são pedras abrasivas, nunca utilize água sanitária, solventes, sabão em pó, ácido ou demais produtos corrosivos.

Quanto às manchas, muita atenção com líquidos coloridos (como vinho, café, ketchup), cítricos (sucos ou vinagre) e oleosos (molhos ou gorduras).

Se, por acidente, você derramar algum líquido sobre a pedra, o ideal é limpá-la imediatamente com toalha absorvente. E se, mesmo com todos os cuidados, as pedras se desgastarem com o tempo, procure uma empresa especializada para tratá-las adequadamente, reavivando o revestimento.

Depois dessas dicas, ficou fácil escolher entre uma escada de mármore ou granito para o seu projeto! Quer saber mais sobre esses revestimentos? Então, entre em contato com a Polo Mármores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *