Granito na churrasqueira: use a pedra como destaque na decoração

blog

Churrasqueiras costumam ser o ponto alto da decoração da área externa de uma casa. Convidativas por causa de sua função – deixar carnes apetitosas e gerar aromas indiscutivelmente atrativos –, a churrasqueira merece toda a atenção do arquiteto. É por isso que mostraremos por que a escolha do tipo de granito na churrasqueira deve ser bem pensada. Acompanhe.

Resistência ao calor e aos utensílios dos churrasqueiros

O granito tem boa resistência para churrasqueiras, mas a porosidade da pedra pode facilitar a absorção de sujeiras, como gordura e manchas de bebidas. A dica é preferir os tons mais escuros e deixar para usar pedras mais claras em locais onde não serão manuseados alimentos. No entanto, se o cliente preferir granitos em cores claras, a saída é impermeabilizar a pedra e realizar manutenções periódicas.

A escolha da argamassa também tem influência na resistência. A massa refratária, por exemplo, é capaz de suportar altas temperaturas, portanto, seu uso para assentar o granito é importante para evitar dilatações com o calor.

Observar esses fatores é ainda mais importante se a churrasqueira receber a luz solar direta por grande parte do dia, além de ficar exposta à chuva e às alterações bruscas de temperatura, o que causa dilatação de pisos e revestimentos.

Limpeza

A facilidade da limpeza é uma vantagem em churrasqueiras com granito. É muito fácil limpar porque o granito tem superfície lisa e uniforme. Na escolha dos produtos de limpeza, evite os que riscam a pedra, para não torná-la porosa e áspera. Vale ressaltar que os riscos resultantes do uso de, por exemplo, palha de aço e produtos abrasivos são praticamente invisíveis, mas fazem a pedra perder o brilho e ainda serão mais suscetíveis ao acúmulo de sujeira.

Cor

Como explicado anteriormente, a possibilidade de impregnação de gordura e demais sujidades deve ser levada em consideração na escolha da cor do granito. Cabe lembrar que a grande extensão das bancadas com a pedra faz dela uma peça de destaque na decoração, portanto, deve ser bem escolhida.

Atualmente, o preto é um dos tons de granito mais preferidos para a churrasqueira. Além de conferir um ar refinado, combina com praticamente todas as cores e desenhos do restante da decoração. Isso porque o preto é um tom neutro por natureza. Há variantes de nuances pretas com outros nomes:

  • Preto absoluto: o mais escuro e menos poroso de todos. É ideal para ser usado na churrasqueira. Ele “disfarça pequenas sujeiras” e evita a impregnação de sujidades que podem manchar.
  • Preto São Gabriel: preto com pontinhos brancos.
  • Preto via láctea: bem escuro e com veias brancas e bem delimitadas.
  • Preto indiano: possui ranhuras brancas. Se optar por este, escolha para a churrasqueira as pedras que vierem com menos ranhuras brancas, por causa da possibilidade de acúmulo de sujeira.

O granito marrom escuro é outro curinga, já que, em geral, a decoração da área externa é feita em tons de bege, cor que casa muito bem com pedras em várias nuances de marrom. Os tons de marrom escuro vêm com os nomes:

  • Marrom absoluto: bem escuro e uniforme.
  • Marrom tabaco (ou castor): é escuro e com pontos pequenos e pretos.
  • Marrom imperial (ou café): a tonalidade faz jus ao nome, já que é muito brilhante, conferindo sofisticação ímpar.

Há pedras de granito igualmente escuras, como o verde ubatuba, que é tão escuro que aparenta ser preto (lembrando que há variações mais claras ou mais escuras, por ser uma pedra natural).

Combinação com o restante da decoração

Há vários modelos de granito, o que possibilita a composição em diferentes tipos de decoração, seja ela sofisticada ou rústica. As pedras escuras combinam com estilos futuristas e contemporâneos. Os tons de marrom ornam muito bem com churrasqueiras de tijolinhos e com parede revestida com pedra canjiquinha.

Por fim, o granito com cores mescladas cujo tom escuro predomine permite várias combinações ao ser colocado na churrasqueira, bem como na bancada e na pia.

Está mais confiante quanto à escolha da cor do granito na churrasqueira? Complemente sua leitura com o artigo “Veja por que usar granito na bancada da sua cozinha”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *