Guia rápido: 5 melhores práticas para limpar mármores!

107968-guia-rapido-5-melhores-praticas-para-limpar-marmores

O mármore é um dos materiais mais elegantes e nobres para revestir ambientes e aplicar como acabamento, e pode ser utilizado tanto para as áreas internas quanto para as áreas externas da casa.

Uma sala com piso ou parede revestida de mármore demonstra o refinamento do projeto arquitetônico. Para garantir que este material tenha uma longa vida útil, porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes de conservação.

Para limpar mármores, é importante tomar alguns cuidados para não danificar o revestimento e manter o brilho. A seguir, separamos 5 dicas especiais para a limpeza do mármore que irão facilitar a vida dos seus clientes e manter a vitalidade do material por mais tempo:

Como limpar mármores sem danificar

De superfície porosa por conta de sua origem vulcânica, o mármore tem uma grande capacidade de absorção de líquidos e, por isso, mancha facilmente. Ao derramar algo sobre a pedra, portanto, é importante que a limpeza seja feita imediatamente.

Use papel absorvente para absorver o excesso. Caso a mancha persista, prepare uma solução de 2 litros de água para 10 gotas de detergente neutro. Molhe um pano limpo nessa solução e limpe a superfície, secando logo em seguida.

Limpando bancadas de mármore branco

Para fazer a limpeza de bancadas de mármore branco, prepare uma solução de meia xícara de peróxido de hidrogênio e suco de meio limão. Aplique na superfície com uma esponja e deixe agir por poucos minutos, enxaguando com água morna. Em seguida, seque tudo com um pano macio.

Mas atenção: para esse tipo de limpeza, é importante não deixar a mistura agir por muito tempo, pois a acidez do limão pode acabar causando manchas indesejadas.

Utilizando o bicarbonato para limpar mármores

Outra técnica que se mostra eficaz na hora de limpar pisos e superfícies planas de mármore é o uso da pasta de bicarbonato, que você pode preparar em casa. Misture três colheres de sopa do produto com um pouco de água.

Espalhe uma camada fina deste produto na superfície, deixando repousar por 30 minutos. Em seguida, limpe com um pano umedecido em água morna, sem esfregar.

Indicando os produtos certos

Se o cliente não se sentir seguro em preparar as misturas e aplicá-las, informe que no mercado existem produtos específicos para este fim. Nesse momento, é importante saber escolher o tipo adequado para cada superfície.

Consultar o fabricante ou lojas especializadas é um bom caminho para fazer a escolha certa do produto e, assim, evitar surpresas desagradáveis.

O que não usar na hora da limpeza

O uso de materiais abrasivos como saponáceos em pó, esponjas ásperas ou escovas não é indicado para limpar mármores. A aplicação desses produtos poderá danificar a superfície das bancadas de cozinha, que costumam entrar em contato com gordura e líquidos que mancham, como vinho ou sucos. O ideal é fazer a limpeza constante para evitar o acúmulo de sujeira.

Agora que você já conhece formas fáceis de limpar mármores, que tal continuar aprendendo mais sobre este material tão usado na decoração? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades que publicamos no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *