Inspire-se: 5 grandes arquitetos e o que aprender com eles

inspire-se--5-grandes-arquitetos-e-o-que-aprender-com-eles10152

A arquitetura é uma das formas de expressão artística mais visíveis e duradouras da humanidade, abrangendo diversas áreas do conhecimento. A maioria das civilizações históricas ainda é identificada devido às suas sobreviventes relíquias arquitetônicas: as pirâmides de Gizé, no Egito, o Pavilhão de Ouro no Japão, o Taj Mahal, na Índia, dentre outros. Listamos aqui 5 grandes arquitetos e verdadeiros mestres de seu ofício que nos inspiraram e continuam nos inspirando.

1. Ludwig Mies van der Rohe

Nascido em 1886 e referido geralmente como “Mies”, o arquiteto alemão-estadunidense é denominado “O Pai da Arquitetura Moderna” e considerado um dos pioneiros do seu tempo. Mies era conhecido por suas obras minimalistas e pela abordagem “menos é mais”. Sua visão de futuro do uso da placa de vidro e aço estrutural para dividir espaços interiores e a arquitetura de planos são algumas de suas características mais notáveis.

Muitos dos seus conceitos inovadores são amplamente utilizados até hoje, não só na arquitetura, mas também no design. Seus projetos mais famosos incluem o Pavilhão e a Cadeira Barcelona, em Barcelona, a Nova Galeria Nacional em Berlim e o Edifício Seagram em Nova Iorque.

2. Zaha Hadid

Nascida no Iraque em 1950, Hadid foi a primeira e única mulher a ganhar individualmente o maior prêmio da arquitetura mundial, o Pritzker. Suas obras são caracterizadas como futuristas, não convencionais, ousadas e artísticas.

Muitos de seus projetos nunca foram construídos, mas ela ainda é considerada umas das mulheres mais poderosas, de acordo com a Forbes. Seus belos edifícios sempre nos deixam com a boca aberta, pensando em como foram projetados. Seus projetos mais notáveis são: MAXXI – Museu Nacional das Artes do Século 21, em Roma, o Pavilhão Ponte em Zaragoza, Bergisel Ski Jump em Innsbruck e o Centro Heydar Aliyev, no Azerbaijão.

3. Frank Gehry

Não há dúvidas quanto ao incrível trabalho de Gehry, uma vez que suas obras são fenômenos arquitetônicos tão distintos e inovadores. Suas formas desconstrutivistas são icônicas, e milhares de turistas visitam seus edifícios em todo o mundo para se maravilhar com suas criações. A Vanity Fair lhe descreveu como “o arquiteto mais importante da nossa era” e, hoje, com 87 anos, ele estabeleceu o precedente para a arquitetura contemporânea.

Sua capacidade de criar espaços que manipulam formas e superfícies é uma de suas características mais notáveis, e todos nós amamos seu uso de materiais que desafiam a lógica na maneira como foram projetados. Suas obras mais famosas incluem O Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, o Museu Guggenheim em Nova Iorque e o Hotel Marqués de Riscal, em Elciego.

4. Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer é um dos arquitetos brasileiros mais famosos. Nascido em 1907 e especializado em arquitetura moderna, ele foi fundamental na reformulação da identidade do Brasil na cultura popular e no campo da arquitetura.

Além de fazer contribuições importantes para o país, ele também foi um pioneiro no uso do concreto armado utilizado exclusivamente para o impacto estético. Algumas das obras mais famosas de Niemeyer incluem o Museu de Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, o Edifício Copan, em São Paulo e Auditório Niemeyer, em Ravello.

5. Renzo Piano

O arquiteto nascido em 1937, na Itália, foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time em 2008. Piano, que também é um arquiteto premiado pelo Prêmio Pritzker, tem sido fundamental na formação da arquitetura moderna mundial.

O Shard — arranha-céu mais alto da Europa, localizado em Londres, é uma de suas obras mais famosas e fez com que ele se tornasse conhecido por suas aplicações exclusivas de materiais e detalhes. Seus monumentos mais notáveis são: o Shard, em Londres, o NEMO Science Center em Amsterdã, o edifício New York Times, em Nova Iorque e o Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka.

A arquitetura desempenha um papel muito importante em nossas vidas. Ela nos remete ao futuro, com suas características modernas, e nos relembra o passado, com suas obras históricas. Esperamos que essa lista de grandes arquitetos seja uma inspiração para você, seja na reforma completa da sua casa ou na simples escolha do mármore para a bancada do banheiro. Conte para nós, nos comentários, qual outro arquiteto é fonte de inspiração para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *