Jean Nouvel em São Paulo: conheça a estreia brasileira do arquiteto!

blog

Um dos maiores nomes da arquitetura mundial, o francês Jean Nouvel desembarcou em São Paulo para lançar seu primeiro empreendimento em terras brasileiras. Trata-se da Torre Rosewood, prédio com conceito “verde” que fará parte do complexo Cidade Matarazzo.

Nouvel começou sua carreira nos anos 70 e coleciona grandes obras e mais de 30 prêmios no seu currículo, como o Aga Khan, recebido em 1987, e o Pritzker, o Nobel da Arquitetura, em 2008. Tudo isso faz de Jean Nouvel um dos mais importantes representantes da arquitetura francesa. Vamos conhecer mais sobre ele e seus projetos?

A Torre Rosewood

O projeto que trouxe Nouvel ao Brasil é um hotel-residência que possuirá 151 quartos para hóspedes e 122 suítes residenciais. Além disso, o espaço contará com restaurantes, um bar, duas piscinas e um spa. Tudo isso cercado pelos prédios históricos, tombados desde 1986, que formavam o antigo hospital e maternidade Matarazzo.

Idealizada pelo Grupo Allard, a Torre Rosewood conta com mais um nome de peso no seu projeto. O designer Philippe Starck assina o projeto de interiores do edifício.

O oásis de Jean Nouvel na cidade de São Paulo

Segundo Nouvel, o espaço onde o empreendimento será construído é um oásis de árvores incríveis, uma espécie de pequena cidade muito bem organizada com seus pátios e edifícios, cercada pelo caos de São Paulo. Para preservar essa identidade, o desenvolvimento do conceito teve como base a memória do lugar, incorporando a nova obra ao contexto urbano da região.

A estrutura do edifício de mais de 100 metros de altura mistura madeira e metal ao tradicional concreto e incorpora plantas de pequeno e médio porte à fachada. A ideia é que a construção seja uma extensão da vegetação local, formando um jardim vertical. Buscando a harmonização dos ambientes, todas as espécies utilizadas nos jardins e pátios são nativas da mata atlântica.

O escritório franco-brasileiro Triptyque trabalha em parceria com o Ateliers Jean Nouvel e será responsável pelo projeto executivo do empreendimento, além de comandar o retrofit de outras construções do complexo que hoje se encontram em péssimo estado de conservação.

Projeto histórico em sintonia com a modernidade

A construção da Torre Rosewood, que deve acabar no final de 2018, fará parte de um complexo com 40 mil metros quadrados de área construída num espaço total de 27 mil metros quadrados. A ousadia e a criatividade do projeto prometem mudar a cena urbana de São Paulo.

Com orçamento bilionário e aprovação dos institutos de preservação do patrimônio histórico, o complexo promete tornar-se um marco arquitetônico para a cidade.

O projeto de Jean Nouvel, em parceria com nomes de altíssimo nível no mundo da arquitetura, design e decoração, é uma verdadeira homenagem ao Brasil. Misturando o verde esplendoroso das florestas, a beleza das madeiras e o aspecto monumental que a maior cidade do país pede, a Torre Rosewood é uma obra perfeita para se inspirar, admirar e curtir ainda mais São Paulo.

Gosta de conhecer projetos inspiradores? Confira mais sobre Frank Lloyd Wright, ícone da arquitetura norte-americana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *