Mármore ou granito: como escolher a pedra ideal para cada ambiente?

57633-marmore-ou-granito-como-escolher-a-pedra-ideal-para-cada-ambiente

É muito comum a dúvida sobre a utilização de certos materiais e pedras adequadas para cada tipo de ambiente. Nos projetos de arquitetura, uma forte tendência é o uso do mármore ou granito, que permite personalizar, com beleza e sofisticação, os mais diversos ambientes da casa.

Em razão da grande variedade de cores e texturas desses materiais, apostar no seu uso com a devida pesquisa técnica do profissional é a garantia de um projeto sofisticado e cheio de estilo.

Se você está indeciso a respeito do emprego do mármore ou granito no seu projeto, aprenda agora como escolher a pedra ideal para cada ambiente!

Hall de entrada

O hall de entrada é um cômodo muitas vezes esquecido e relegado a segundo plano. Contudo, a entrada é o cartão de visitas do imóvel e também um local de grande circulação de pessoas, mesmo aquelas que estão apenas prestando serviços na residência.

Assim, existem motivos suficientes para investir nesse ambiente e decorá-lo com pedras capazes de conferir requinte instantâneo. O branco, o bege claro e o amarelo são boas sugestões de cores para combinar com o revestimento de mármore, que pode estar presente em uma das paredes, em uma coluna ou até mesmo como tampo de um aparador.

Cozinha

A arquitetura antiga já recorria ao uso de mármore ou granito na construção das cozinhas — portanto, seu uso nesse ambiente não é propriamente uma novidade. Porém, as pedras aparecem nos projetos de cozinha em novas cores e com novas propostas de utilização.

Em vez do tradicional branco, surgem as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo. Esses são tons que, além de muito alegres e vibrantes, asseguram personalidade ao local.

Outra tendência é mesclar o uso de mármores e granitos em um mesmo espaço, o que afasta de vez a monotonia.

Banheiro

O banheiro também é uma área da casa em que as pedras costumam ser empregadas, normalmente combinadas com tons de branco, verde e azul, cores que acalmam e tranquilizam. Assim como na cozinha, o granito e o mármore podem ser usados juntos.

Para inovar e fugir do lugar comum, mais uma vez é possível recorrer aos tons quentes ou mesclar o uso de cores neutras, como branco, preto e cinza, em composições mais sóbrias, e elegantes.

Varanda gourmet

O uso de pedras em áreas de integração e convívio é uma inovação no setor que está sendo muito bem aceita. Anteriormente aplicados apenas em banheiros e cozinhas, hoje esses materiais entraram com força total para a área nobre da casa, onde normalmente se recebem visitas de familiares e amigos.

A varanda gourmet costuma ter decoração moderna e sofisticada e, por isso, é interessante considerar o uso de pedras na cor preta para agregar ainda mais valor ao espaço. Para que o ambiente não fique muito pesado, o contraponto das pedras pretas pode ser feito com a disposição de móveis em tons claros. Aqui, o mais indicado é o uso do granito, que é mais resistente que o mármore e, portanto, mais adequado para áreas externas.

Agora que você já sabe como escolher entre o mármore ou granito para cada ambiente, que tal continuar se informando sobre novas tendências da decoração? Aprenda agora sobre os 5 tipos de pedra para revestimento de paredes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *