Mármore Travertino: conheça um dos materiais mais desejados na decoração

shutterstock_176270303 (2)

Encontrar materiais para fazer o acabamento da obra ou reforma é um grande desafio, em especial para os arquitetos. Além de agradar o cliente, existem outras variáveis que influenciam nessa escolha, como as propriedades, a estética e a cor do produto.

Mas nada disso é um problema quando se trata do Mármore Travertino. Uma excelente opção para todo o tipo de obra, esse material de cor neutra é capaz de deixar o ambiente bonito e elegante.

Quer conhecer mais sobre o Mármore Travertino? Então acompanhe o post de hoje:

O que é o Mármore Travertino?

Trata-se de uma rocha calcária, constituída de argonita, calcita e limonita. É uma pedra natural que se apresenta na cor bege, com veios que recordam folhas e ramos. Esse material pode ter sua cor modificada para um tom mais escuro, o que permite um uso mais amplo.

Devido as suas características, o Mármore Travertino é o muito usado em construções, seja em obras residenciais ou comerciais. Além de ser uma pedra bonita, também é nobre e se adéqua a qualquer tendência.

Quais os tipos de Mármore Travertino?

Existem 3 tipos de Mármore Travertino, que são diferenciados pela aparência da pedra e o preço. São eles:

1. Bruto ou natural

É opaco e possui os veios mais aparentes, como pequenos buracos. Esse modelo não tem nenhum tipo de acabamento, ou seja, seu uso é da mesma forma como ele é encontrado na natureza.

2. Levigado

Também possui aspecto opaco, porém ele é lixado antes do uso, ficando com uma superfície semi polida. É o tipo mais utilizado, pois ele continua com a sua cor natural, mas tem uma superfície com melhor acabamento.

3. Mármore polido

É aquele que possui toda a sua superfície modificada – ela fica lisa e com brilho. Apesar de o material aparentemente ficar com um aspecto mais bonito, esse tipo é o menos utilizado, pois perde as características naturais.

Onde e como usar o Mármore Travertino?

São inúmeros os usos do Mármore Travertino! Ele pode estar nos espaços internos de obras, como piso para salas, dando um ar mais sofisticado e clareando o ambiente. Também é usado na bancada de cozinhas, em conjunto com pisos de porcelanato, formando uma combinação elegante.

Já na área externa, o Mármore Travertino substitui as tintas nas paredes. Além de dar um tom mais claro ao local, ele proporciona mais comodidade, pois não acumula sujeira ou descasca.

Vale ressaltar que o mármore bruto não deve ser usado em banheiros ou bancadas, pois ele exige muita manutenção e pode gerar infiltrações.

Vantagens do Mármore Travertino

As vantagens desse material vão além da estética e seu uso abrangente. É possível manter a aparência do mármore como se ele fosse novo, somente com o procedimento de limpeza adequado.

Além disso, há uma grande facilidade em combinar esse material com os demais em uma obra, como a madeira e o vidro. Além de fornecer um tom de equilíbrio, ele permite que os locais tenham um aspecto mais sério, expandindo assim seu uso para outros tipos de construções, como escritórios.

Viu só? Encontrar o material certo para fazer o acabamento de obras é sempre um grande desafio! Por isso, o Mármore Travertino se torna tão importante: ele é uma opção elegante, atemporal e versátil!

Quer saber mais sobre materiais para decoração? Então conheça agora 5 tipos de pedras para revestimentos de paredes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *