O que um plano de negócios para arquitetos deve ter?

blog

Ter sucesso é o que todo empreendedor deseja, não é mesmo? Mas, afinal, o que é sucesso para você?

Saber qual o seu objetivo é uma das definições mais importantes para a saúde de qualquer empreendimento e, por isso, contar com um plano de negócios para arquitetos é muito importante — assim, você estará garantindo que seu escritório poderá chegar até onde você deseja!

Apesar disso, nem todos os arquitetos empreendedores utilizam dessa ferramenta essencial para a administração e acabam apenas contando com a sorte, seja na hora de abrir seus escritórios ou de ampliá-los.

Se você não tem um plano de negócios ou não sabe qual a importância de fazê-lo, continue nos acompanhando e saiba mais!

Por que um plano de negócios para arquitetos é importante?

Muitas pessoas pensam que não é necessário planejamento para abrir um escritório de arquitetura, ou seja, que apenas conhecimento técnico é suficiente. É isso que faz com que elas entrem para as estatísticas do SEBRAE, que mostram que a cada 100 empreendimentos criados, apenas 73 sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade!

Isso demonstra a importância de se fazer um bom planejamento: com análises estatísticas e uma investigação séria, você poderá ponderar se abrir o seu escritório de arquitetura é uma ação válida, analisando as informações sobre o mercado em que irá atuar, definindo os produtos e serviços que serão oferecidos, buscando os potenciais clientes, os principais fornecedores e compreendendo a sua concorrência.

O plano de negócios também é fundamental para que a sua empresa consiga definir metas e objetivos reais — e trabalhar para alcançá-los, projetando o seu crescimento de forma sustentável, sem que as medidas sejam tomadas a esmo e acabem prejudicando o seu crescimento financeiro.

O que considerar em um plano de negócios para arquitetos?

Já está convencido da importância dessa análise em um mercado tão concorrido como da arquitetura, mas não tem ideia de por onde começar? A gente te ajuda!

Um bom plano de negócios irá depender muito das peculiaridades do seu escritório, como se ele já existe ou ainda está sendo estudada a sua abertura, número de funcionários, metas e outras informações.

 

Alguns tópicos gerais são importantes, no entanto. Veja:

Compreensão sobre o mercado

Se você está pensando em abrir o seu próprio escritório de arquitetura, é essencial que antes você analise o mercado, buscando dados sobre a sua concorrência, o perfil do público-alvo que pretende atingir e os serviços que seriam mais interessantes para essa clientela.

Se o seu escritório já existe, continuar analisando o mercado é ainda mais importante, afinal, você poderá compreender melhor as tendências e pensar em novos serviços ou, até mesmo, em uma expansão das suas atividades.

Lembre-se de que o mercado está em constante modificação e, para ter sucesso, é fundamental nunca perder de vista o que seus clientes querem e como a concorrência tem agido diante das mudanças.

Metas e objetivos

Como você irá trabalhar se não sabe quais os seus objetivos? Definir o que se espera com o seu negócio é muito importante para que você consiga atingir as suas metas!

Para isso, não crie objetivos vagos como “ter sucesso profissional” ou “se destacar no mercado”. É preciso ter dados realistas que ajudem você a tomar decisões. P

Pense: quantos clientes você espera prospectar no próximo ano? Qual deverá ser sua média de faturamento? Em quanto tempo você pretende lançar novos serviços? Como deseja ser reconhecido?

Atualização é essencial

Para quem já tem um escritório há um tempo, é fundamental rever o seu plano de negócios, assim você poderá compreender se está (ou não) muito distante das metas propostas e também analisar quais objetivos não são mais condizentes com a sua realidade.

Fazer uma autoanálise é essencial para conseguir se adequar a sua realidade e manter um crescimento consciente.

Para que seu plano de negócios funcione, é muito importante que você seja sincero e realista. Profissionais que realizam um bom planejamento conseguem conquistar novos clientes, aumentar o seu faturamento e expandir os seus empreendimentos.

Gostou das nossas dicas sobre plano de negócios para arquitetos? Então aprenda a melhorar o seu networking hoje mesmo — isso também vai ajudar em sua jornada empreendedora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *