Por que usar materiais naturais em sua casa

Por-que-usar-materiais-naturais-em-sua-casa

Materiais naturais são cada vez mais utilizados por arquitetos em construções e decoração de ambientes. Madeira, argila, bambu, palha, couro, pedras, podem ser utilizados de diferentes maneiras na decoração de casas sustentáveis ou ecológicas — construídas com materiais naturais, sem agredir o meio ambiente e garantindo a comodidade e segurança dos moradores.

De acordo com a Sociedade de Pesquisa sobre Materiais Industriais Renováveis, são construídas mais de 1 milhão de casas com estruturas de aço, madeira e concreto, o que faz com o que o aquecimento do planeta causado pelas construções aumente consideravelmente. Já as construções feitas com materiais naturais, colaboram com a diminuição desse aquecimento.

Conheça alguns dos principais materiais naturais utilizados para decoração e construção de casas e quais são os seus benefícios!

Madeira
A madeira pode ser utilizada em todos os cômodos da casa, tanto para a construção, quanto para a decoração. Nos quartos ela é utilizada para ajudar a aquecer o ambiente. Também pode compor paredes internas, painéis, portas e assoalhos. Muitos arquitetos utilizam madeiras para dar um ar mais rústico, fazendo com que a construção se torne mais aconchegante.

Telhado solar
As telhas convencionais utilizadas em construções são geralmente feitas de concreto, barro ou são extraídas do solo. Esses métodos geram um elevado gasto de energia e depois de instaladas, elas não possuem nenhuma outra função a não ser proteger a construção.

Já as telhas fotovoltaicas, feitas de argilas naturais e sem aditivos, são fixadas no lugar dos telhados já existentes, protegem as construções e ainda são capazes de gerar energia. Além de serem sustentáveis, colaboram com a redução dos gastos com energia elétrica. Em dias quentes, desligue o chuveiro elétrico e use a água aquecida através da telha solar.

Concreto sustentável
Quase todos os tipos de construções atualmente utilizam concreto. Um dos maiores malefícios desse material é a emissão de CO2 na atmosfera. Por isso, o concreto sustentável tem sido uma opção de material natural muito utilizado nas casas. Ele é feito com materiais reciclados em sua fórmula como vidro triturado, escórias e madeira. Isso faz com que as emissões de CO2 sejam reduzidas, além de possibilitar a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.

Você pode utilizá-lo tanto no piso como em paredes, com ou sem textura e combinando com outros materiais. Dependendo da forma, do acabamento e da coloração em que ele estiver disposto, dará uma nova cara ao local.

Vidro reciclado
Utilizar vidro reciclado na decoração de um recinto é uma ótima alternativa para se investir em materiais naturais e de maneira consciente. Existem diferentes formas de usá-lo na decoração como mosaicos, em blocos formando uma parede e dividindo o ambiente e até calçadas feitas com tampas de garrafa.

Mármore
O mármore é um dos materiais naturais mais utilizados na decoração de casas. Muito usado em bancadas de cozinhas, banheiros e áreas sociais, ele acrescenta ao ambiente toques de requinte e sofisticação, principalmente quando combinados com a iluminação ideal.

Muitas empresas estão produzindo o mármore artificial, que é feito através da junção de poliéster com partículas de mármore. Ele é mais homogêneo que o mármore retirado da natureza, e não apresenta manchas. É um produto ideal para ser utilizado em revestimentos, pois é altamente resistente. Uma outra vantagem desse produto é a possibilidade de fazer sua recuperação após a aplicação.

Usar a criatividade faz toda a diferença na hora de montar um ambiente com recursos naturais. Misturar elementos e materiais além de ser uma tendência, transformam qualquer lugar, com modernidade e elegância.

Você já utilizou materiais naturais na construção ou decoração da sua casa? Compartilhe com a gente nos comentários suas dicas e dúvidas sobre como utilizá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *