Quais os cuidados com o granito da área da churrasqueira? Confira nossas 3 dicas!

c

Quase todo mundo sonha com uma churrasqueira na área externa, mas é preciso pensar em quais materiais serão usados no seu projeto.

Por ser bonito e fácil de limpar, o granito é uma boa opção para bancadas e mesas. Mas é preciso ter alguns cuidados com o material: os balcões são usados para diversas atividades nas áreas externas, e alguns materiais podem danificar a superfície, causando manchas e riscos.

Para evitar o desgaste precoce do material, veja aqui algumas dicas de como cuidar do granito da área da churrasqueira:

Características do granito

O granito, assim como o mármore e a ardósia, pertence à categoria das rochas blocadas. Ele é retirado em bloco de seu local de origem, depois tratado e beneficiado. É uma rocha magmática, muita densa e resistente, por isso, muito usada na construção civil.

É encontrado em vários tons de cor, passando do preto até o branco e tons mais neutros, e apresenta inúmeros padrões cromáticos. Por ser uma superfície extremamente lisa externamente, o granito é muito procurada para decoração.

A pedra pode ser achada em várias partes do mundo. No Brasil, boa parte da produção se encontra na cidade de Nova Venécia, no estado do Espírito Santo.

Cuidados com o granito

1. Fique atento à temperatura

Geralmente, o granito é colocado como uma bancada de corte na churrasqueira ou como estrutura de apoio ao lado. Mesmo sendo uma pedra que resiste bem ao calor, é preciso tomar cuidado ao usar uma peça pequena e fina, pois o uso constante da churrasqueira nessas condições pode levar a trincos no material.

2. Tenha cuidado com o peso

Observe também a quantidade de peso que a pedra suporta. Às vezes, em um churrasco, trabalhamos com carvão, facas, espetos e a carne em si. Por isso, fique atento para ver se sua bancada ou mesa não está sendo sobrecarregada.

Como o espaço será utilizado para cozimentos, o melhor é escolher peças de granito mais grossas e de tons mais escuros.

3. Evite produtos que mancham

O granito é menos poroso do que o mármore, mas pode se manchar facilmente em contato com alguns produtos, como café, vinho, gordura e produtos de ferro em geral. Observando qualquer sujeira, limpe a pedra imediatamente com pano úmido.

Como tirar manchas

Caso seu granito seja muito usado, provavelmente ele aparentará algumas manchas. A pedra muda de região para região, mas nunca se deve usar água sanitária, sabão em pó, sapólio e nenhum outro produto abrasivo. Esses produtos, além de não retirarem por completo a mancha, danificam a superfície do material.

Para retirar manchas amareladas e escuras, use uma solução de água com vinagre, na proporção de meio para um. Passe uma pequena escova em cima com a solução, sem forçar muito e deixe agir uns minutos.

Depois, jogue bastante água e seque com um pano. Caso tenha muitas manchas de ferrugem — bem comuns devido ao uso —, o procedimento é passar a metade de um limão em cima da mancha, fazendo movimentos rápidos. Retire o limão com um pano úmido e passe outro pano limpo para secar.

Quanto às manchas de queimadura, também muito comuns em áreas de churrasqueira, somente profissionais capacitados têm condições de tirá-las sem danificar o granito. Uma boa maneira de evitar danos é fazendo uma limpeza diária, com pano úmido, ou pelo menos após cada uso.

É muito bom contar com nossa própria área de churrasqueira, e é preciso ter atenção com qualquer material utilizado nela. Agora que você viu como os cuidados com o granito são simples, aproveite para entender por que ele pode ser o destaque da decoração da sua área externa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *