Quartzito: confira 5 dicas para usá-lo em seu projeto!

blog

O quartzito é uma rocha nobre composta basicamente por quartzo. Resistente a arranhões, elevadas temperaturas, manchas e rachaduras, o material vem se tornando o verdadeiro queridinho dos arquitetos e engenheiros: trata-se, pois, de uma opção tão resistente quanto o granito e ainda mais elegante e sofisticada do que o mármore.

Por isso, se você é do tipo de profissional que gosta de estar sempre à frente e não hesita em usar os melhores materiais em seus trabalhos, confira 5 dicas de como usar o quartzito e deixe os seus projetos ainda mais diferenciados e elegantes.

Copa e cozinha

Ao contrário do granito e do mármore, o quartzito não apresenta poros. Essa característica ímpar faz da rocha uma excelente opção para bancadas e pias da copa e da cozinha, pois facilita a limpeza — em geral, basta um pano úmido — e evita o acúmulo de sujeira.

Outras duas vantagens do material são a grande variedade de cores, o que expande as possibilidades do arquiteto e, se bem aproveitada, pode tornar o projeto ainda mais interessante.

Sala de estar

Por que não investir em um belo piso de quartzito e fazer da sua sala de estar um verdadeiro exemplo de elegância? Isso tudo, é claro, sem abrir mão da funcionalidade, já que a rocha tem uma manutenção simples e é altamente resistente. Só para se ter uma ideia, o quartzito fica com 7 pontos na Escala de Mohs, a qual define a dureza dos minerais. São apenas três pontos a menos que o diamante.

Vale lembrar, porém, que o material é considerado um piso frio. Por isso, se quiser tornar o ambiente um pouco mais aconchegante, o ideal é investir em uma boa tapeçaria.

Banheiro

Quando falamos dos banheiros, o quartzito pode ser uma boa escolha de revestimento para as paredes, tornando o ambiente sofisticado e fácil de limpar.

Outras opções de uso excelentes são os móveis: as cubas das pias e as banheiras tornam-se ainda mais charmosas com a ajuda desse nobre mineral.

Quarto

Se você é do tipo que prefere decorações com um apelo mais clássico, talvez deva considerar a possibilidade de usar o quartzito sobre aparadores e mesinhas cuja base seja feita de madeira.

Por outro lado, se modernidade é o que procura, talvez seja uma boa substituir a madeira por peças com base de metal.

Ambiente externo

Capaz de suportar grandes variações de temperatura sem sofrer danos na sua estrutura, o uso do quartzito também é indicado para as áreas externas.

Mas lembre-se: caso vá utilizá-lo como piso, talvez seja preferível não polir a pedra e garantir, assim, a manutenção das suas propriedades antiderrapantes.

Seja qual for o ambiente escolhido para receber a rocha, não se esqueça de sempre adotar os cuidados necessários à conservação do material: enquanto a impermeabilização é essencial para manter o aspecto vistoso da pedra, um bom assentamento faz a diferença na qualidade do serviço. Por isso, opte por argamassas claras e por rejuntes acrílicos ou epóxis.

Se gostou das nossas dicas sobre os usos do quartzito e deseja receber conteúdos exclusivos, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *