Quer ser um arquiteto bem sucedido? Conheça 5 hábitos que você precisa adotar

95292-quer-ser-um-arquiteto-bem-sucedido-conheca-5-habitos-que-voce-precisa-adotar

Conquistar bons clientes e ser reconhecido no mercado pela execução de bons projetos é o sonho de todo arquiteto. Para se destacar no trabalho, porém, seja como colaborador ou empreendedor, é necessário mais que um diploma e conhecimento técnico.

Buscar se diferenciar na sua área, planejar sua carreira e contribuir para o seu ramo se tornam mais que uma obrigação para alcançar seu objetivo. Não sabe como começar? Confira a seguir 5 dicas para ser um arquiteto bem sucedido e marcar presença no mercado!

1. Desenhe com qualidade

Um arquiteto que não desenha bem é como um cozinheiro que não sabe cozinhar. A base da função de um arquiteto é elaborar projetos, e por isso o domínio essa habilidade é tão importante.

Antes de encarar o mercado de trabalho, é importante estudar além da teoria e desenvolver projetos na prática, seja por meio de estágio ou pela realização de trabalhos voluntários.

2. Foque em um nicho de mercado

Uma das maneiras mais eficientes de diminuir a concorrência, valorizar seu trabalho e se tornar um profissional renomado é escolher um nicho de mercado para atuar.

Um exemplo seria prospectar clientes portadores de deficiência física, com a intenção de projetar apartamentos adaptados e que satisfaçam a necessidade desse público e o mantenha em segurança.

3. Saiba lidar com os clientes

Relacionar-se bem com seus clientes é essencial para manter uma boa reputação no mercado e ser indicado para outras pessoas como um bom profissional.

Um ponto importante é ter paciência, sendo educado e claro com o cliente em todas as informações que envolvem o projeto. Em vez de usar um linguajar técnico, procure ser o mais didático possível para que a comunicação seja eficaz.

4. Estude e participe de eventos

Para buscar o seu diferencial e executar sua função com qualidade, é imprescindível que você dê continuidade aos estudos. Você pode se especializar por meio de uma pós-graduação ou fazer cursos livres para se atualizar e conhecer novas tendências da arquitetura.

Frequentar eventos também é uma forma de buscar conhecimento e trabalhar o seu networking — o que nos leva ao próximo tópico.

5. Faça networking

Hoje, devido a sua relevância para o mercado de trabalho, o networking é uma prática comentada e discutida em todo lugar, independentemente da profissão. Fazer networking possibilita conhecer novas pessoas da sua área e manter contato com os profissionais já conhecidos.

O objetivo dessa atividade é estar presente nos círculos de relacionamento, o que permite a indicação de boas oportunidades de emprego, inovações para o seu empreendimento ou o fechamento de parcerias para a divulgação da sua marca perante um público seletivo.

Ser um arquiteto bem sucedido não é algo que acontece em poucos dias ou semanas. É preciso focar e colocar em prática cada um dos pontos discutidos e ter paciência até o seu reconhecimento começar a ser percebido pelos clientes e/ou outros profissionais!

Como arquiteto, quais resultados você espera? Você tem ideia ou já implementa alguma outra estratégia para ser valorizado no mercado? Conte sua experiência pra gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *