Saiba como destacar ambientes em mármore com a melhor iluminação

1

 

Além de essencial para uma decoração completa, a iluminação proporciona muito mais beleza e ajuda a evidenciar os detalhes de um ambiente. Quando falamos sobre a junção de pedras sofisticadas e uma instalação luminosa, o resultado é ainda mais encantador!

Tendência na decoração, a iluminação para ambientes com mármore é a verdadeira união entre qualidade e requinte, sendo a alternativa ideal para você enriquecer o seu projeto de uma forma personalizada. Afinal, uma pedra tão valorizada merece uma atenção especial, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que vão ajudar a destacar o seu ambiente da melhor forma possível. Acompanhe!

Defina um espaço de destaque

O primeiro passo para que a composição tenha um resultado satisfatório é definir o seu espaço de destaque. Aqui, a dica é analisar em qual parte da sua casa a peça em mármore poderá ser mais valorizada.

Ideal para qualquer ambiente, é possível apostar nessa combinação para bancadas de lavabo, painéis na sala de estar, balcões na cozinha ou no bar e, inclusive, na forma de uma peça decorativa nos quartos ou na sala de jantar.

O importante é escolher com cuidado, sempre priorizando a funcionalidade do espaço. Afinal, uma área bem planejada oferece muito mais conforto e beleza aos moradores e convidados.

Escolha a pedra ideal

No mercado há peças de extrema qualidade para complementar o seu projeto de interiores. Para isso, você pode escolher entre os diversos tipos de mármore, como o mármore calacata, marfim, branco ou giallo.

Caso você queira dar ainda mais destaque ao seu projeto, considere itens produzidos em mármore translúcido. Muito utilizado em países europeus, esse elemento se tornou tendência na decoração de luxo no Brasil, podendo ser aplicado em um ambiente de forma muito aprimorada.

Com extrema qualidade, essa peça apresenta uma espessura mais fina do que as convencionais, sendo responsável pelo seu efeito único. Ou seja, em contato com a luz, suas nuances e seus detalhes são exaltados mais facilmente e a sua iluminação para ambientes com mármore será ainda mais surpreendente!

Combine as cores com equilíbrio

As cores têm forte influência no resultado de uma composição. Por esse motivo, é importante analisar previamente as tonalidades que serão utilizadas no seu projeto.

Versátil, o mármore pode ser encontrado em diversos tons, abrindo o leque de variedade para você criar uma decoração ainda mais personalizada. Quando falamos sobre espaços como a cozinha ou a sala de jantar, o recomendado é investir em padrões que aqueçam e estimulem o ambiente, como o marrom, o laranja ou o vermelho.

Já as cores mais claras ou neutras, como o branco ou o bege, são indicadas para espaços reduzidos e que necessitam de uma atmosfera de limpeza, como é o caso dos lavabos ou lavanderias. Há também o mármore encontrado na cor preta, que é perfeito para espaços amplos e com boa iluminação natural, como salas de estar, salas de jantar e escritórios.

É importante ressaltar que os tons mais intensos oferecem um resultado ainda melhor quando combinados às cores neutras, que podem estar presentes nos móveis, nas paredes e ou nos demais adornos.

Saiba como iluminar

Depois de escolher o espaço da sua aplicação e o tipo da pedra que será utilizado, é o momento de entender qual é a melhor forma de iluminação para ambientes com mármore. Para isso, considere todos os materiais que serão utilizados, que vão desde a aplicação da pedra ao tipo da lâmpada.

Em casos de espaços com iluminação externa ou que apresentem muitas curvas, como os caminhos de jardins ou escadas, você pode utilizar a fita de led em todo o contorno. Já para aplicações no interior da casa, como as bancadas ou painéis, a dica é manter a iluminação embutida.

Uma iluminação para ambientes com mármore pode fazer toda a diferença no planejamento de decoração do seu espaço! Você tem mais alguma dica sobre esse tema para compartilhar? Deixe o seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *