Sustentabilidade na decoração: 5 tendências de encher os olhos!

blog

Se chegou a hora de decorar ou redecorar, você tem um monte de decisões a tomar. Você estará ocupado explorando novas paletas de cores, mobiliário, estilos, pesquisando em revistas de arquitetura e design de interiores e navegando por diversas páginas online. Ao mesmo tempo, esta é uma ótima oportunidade para que você faça do seu projeto um amigo do meio ambiente usando a sustentabilidade na decoração.

Enquanto você começa a considerar as possibilidades, as 5 dicas seguintes podem ajudá-lo a descobrir algumas tendências de sustentabilidade para a sua decoração e ainda te encher de inspiração. Acompanhe!

1. Pisos naturais

Uma vez que o revestimento do chão abrange uma grande área de superfície da casa, esta é uma ótima oportunidade para ser o mais ecológico possível na escolha dos materiais. Se você optar por pisos de madeira, procure um tipo que seja feito com madeira certificada ou com fibras de madeira de demolição.

Atente-se também aos materiais naturais com revestimentos alternativos, como o bambu e a cortiça, que são rapidamente renováveis e trazem um estilo único.

2. Artigos de brechós e lojas de caridade

Nunca deixe de visitar brechós e lojas de caridade quando o assunto é sustentabilidade na decoração. Além de objetos já voltados para a decoração como cortinas, capas de almofada e quadros antigos, essas lojas possuem objetos que podem ser modificados ao seu gosto.

Vidros antigos e utensílios de cozinha podem facilmente se tornar lindos castiçais. Aqueles livros antigos podem ter algumas páginas enquadradas e dispostas na parede e que tal pegar aquelas flores de tecido de um vestido antigo e montar um belo arranjo? As possibilidades são infinitas!

3. Paisagismo inteligente

A água é um dos recursos mais preciosos da Terra e assim, criar um paisagismo inteligente é uma boa opção para uma casa sustentável. Opte por plantas nativas que toleram regas menos frequentes e que não percam muitas folhas como Cactus, Filodendro Cascata e Singônio, poupando limpezas desnecessárias.

Use sistemas de irrigação engenhosos, como o de gotejamento ou o que use a água armazenada da chuva e ainda, crie uma caixa de compostagem para servir de adubo e oferecer os nutrientes que o jardim precisa, deixando-o sempre bonito.

4. Janelas inovadoras

Quando se trata das janelas, tirar proveito de materiais inovadores que contribuirão para a sustentabilidade na decoração também é importante. Materiais que gerenciam a perda e ganho de calor e contribuem para uma maior luminosidade interna são um bom exemplo.

Essas janelas refletem e absorvem a energia do calor para ajudar a manter a casa quentinha durante o inverno e mais fresca durante o verão, poupando o uso de energia elétrica usada em aquecedores e ar-condicionados no ano todo.

5. Pallets e caixotes de feira

Para uma decoração sustentável e charmosa, uma boa ideia é dar aquela passada na feira e conseguir alguns pallets e caixotes de feira. Úteis no transporte das mercadorias, esses objetos tornaram-se famosos na decoração, pois permitem uma versatilidade de criações.

Você pode usar os pallets para fazer camas, sofás, jardins verticais e até mesas de jantar, enquanto os caixotes podem se transformar em lindos armários, criados-mudos, organizadores e mesinhas de centro.

Criar um projeto verde não é apenas escolher a cor da paleta, mas utilizar da sustentabilidade na decoração e construção. Essa atitude não só ajuda a economizar energia e recursos naturais, mas também a criar um espaço mais saudável e mais feliz para quem dele usufruirá.

Gostou desse artigo? Então não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *