Tudo o que você precisa saber sobre granito preto está aqui!

101274-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-granito-preto-esta-aqui

Você já pensou em utilizar pedras naturais em seu projeto de reforma ou construção? Essa opção pode oferecer diversas vantagens a uma obra, principalmente quando consideramos o granito preto.

Facilmente encontrado no Brasil, essa pedra dá um leve toque de sofisticação que valoriza — e muito — qualquer acabamento.

Quer descobrir tudo sobre essa pedra que faz tanto sucesso nos lares brasileiros? Continue a leitura e conheça os benefícios do granito preto!

O que é granito preto?

De forma geral, os granitos são pedras naturais formadas pela composição de mica, quartzo e feldspato, elementos resultantes de atividades vulcânicas.

Eles também variam conforme a região onde são encontrados. Como dissemos, o granito preto é bastante presente aqui no país — por isso mesmo, muito utilizado em acabamentos.

Comparado à variedade branca, o granito preto arranha menos, é de fácil limpeza e não apresenta muitas manchas. Ele harmoniza perfeitamente com madeiras e metais em ambientes originais e modernos.

Tem mais: possui maior dureza e abrasão que outras pedras, como mármores, cerâmicos e porcelanatos. Pode ainda ser polido diversas vezes, prolongando sua vida útil.

Quais as variações?

Cada região em que o granito preto é encontrado confere a ele propriedades únicas. Sendo assim, existem diversas variedades dessa pedra. As favoritas do consumidor brasileiro são:

Preto Absoluto

Variação que quase não possui manchas, apresentando um aspecto de negro intenso. Luxuoso e cobiçado, é o mais caro de todos.

Preto São Gabriel

Com grãos brancos de tamanho médio, seu acabamento é mais heterogêneo e possui manchas que o tornam uma peça única. É a variedade que mais se aproxima do Preto Absoluto, porém menos custosa, o que garante sua popularidade.

Preto Tijuca

Assemelha-se ao Preto São Gabriel, mas com fundo cinzento e esverdeado, sendo menos oneroso.

Preto Aracruz

É menos comum que o Preto São Gabriel, mas com aspecto muito semelhante. Uma boa opção para quem deseja uma decoração escura.

Preto Via Láctea

Recebe esse nome por possuir veios brancos que lembram muito a Via Láctea. Graças a isso, assemelha-se muito ao mármore.

Preto Indiano

Também possui veios brancos, ainda mais marcantes que o Preto Via Láctea.

Black Galaxy

Essa variação, ao contrário das outras, é encontrada na Índia e apresenta manchas de cor dourada, o que oferece muito requinte ao ambiente.

Uma exceção aos granitos pretos, o granito verde Ubatuba possui um tom escuro esverdeado muito parecido ao preto. Por isso, também se torna uma opção para projetos de baixo custo.

E as vantagens?

A cor da pedra, com mais ou menos veios aparentes, faz com que ela se torne uma peça bastante charmosa para os acabamentos, bem limpa e polida.

O granito preto pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto em espaços externos, como churrasqueiras e jardins. Agora, por sua elegância, recomenda-se aplicá-lo em cozinhas, banheiros e no piso.

Como fazer a manutenção?

Apesar da sua resistência, o granito preto pode apresentar marcas de desgaste com o tempo. Essas marcas surgem devido ao uso inadequado da pedra, o que acarreta a perda de sua cera e acúmulo de oleosidade na superfície.

A utilização de alguns produtos químicos para limpeza também colabora para sua deterioração. Por isso, alguns cuidados são necessários:

  • Evite atrito sobre a pedra;
  • Evite experimentar diferentes tipos de produtos de limpeza;
  • Para limpar, utilize apenas um pano úmido e detergente neutro diluído em água;
  • Passe sempre impermeabilizantes e ceras recomendados pelo fabricante.

Como foi possível observar, o granito preto é uma ótima opção de acabamento que conta com uma ampla variedade de escolha. Seja na bancada da cozinha, no chão da sala ou na piscina, você encontrará uma pedra que vai harmonizar perfeitamente com seu projeto.

Gostou de saber mais sobre o granito preto informações? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e marque os amigos que estão pensando em fazer uma obra ou reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *