10 Aplicativos essenciais para arquitetos

130578-estender-500-10-aplicativos-essenciais-para-arquitetos

Os tempos mudaram, e as ferramentas de trabalho dos arquitetos também, Lápis e papel continuam fazendo parte da vida desses profissionais, mas o avanço tecnológico trouxe novas tendências e ferramentas que podem facilitar muito a rotina de trabalho na arquitetura. Estamos falando dos aplicativos para arquitetos, recursos fáceis de usar e cheios de funcionalidades, que vão desde a elaboração de esboços até a realização de projetos mais complexos.

Os apps economizam bastante tempo no dia a dia de trabalho, oferecem importantes diferenciais aos seus clientes, além de permitir que você visualize na tela como os ambientes vão ficar depois das intervenções projetadas.

Quer saber quais são os softwares que todo bom arquiteto deve ter no seu computador ou smartphone? Continue a leitura e confira a lista dos 10 aplicativos essenciais para arquitetos!

1. Autocad Web 360

O Autocad Web 360 é um dos mais famosos aplicativos de arquitetura do mundo, por ser gratuito e bem fácil de usar. Sua interface é simples e suas funcionalidades permitem que os arquitetos criem esboços e possibilita a visualização, elaboração e edição de projetos a partir do seu navegador.

O mais interessante desse app é que para utilizá-lo não é necessário ter experiência em CAD avançado. Mesmo assim, ele oferece resultados realmente profissionais. Por meio do Autocad Web 360, os usuários podem acessar os desenhos a qualquer hora e em qualquer lugar. Além da versão gratuita, o aplicativo também pode ser baixado na versão Pro, tanto na AppStore quanto na Google Play, pelo valor de U$ 4,99.

2. Buildings App

Esta é uma ferramenta bem diferente porque é voltada não apenas para os arquitetos e amantes de arquitetura, mas também para quem adora viajar. Com o Buildings App, os usuários podem se inspirar vendo na palma da mão edifícios e monumentos de todos os cantos do mundo.

É possível pesquisar as obras arquitetônicas por localidade e pelo nome do autor. O aplicativo também permite ativar o GPS (Global Positioning System) para identificar os principais edifícios da região em que o arquiteto ou viajante se encontra. O Buildings App é gratuito e compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

3. Noteshelf

Você é do tipo de arquiteto que, mesmo tendo um dispositivo móvel, sempre carrega um lápis e um caderno? Se a sua resposta foi sim, talvez seja porque você ainda não conhece o aplicativo Noteshelf.

Esta ferramenta é perfeita para fazer anotações e ilustrações com mais liberdade e de um jeito muito mais prático. O app permite ao usuário escolher as cores e a espessura do pincel e, caso você não goste do resultado, é só usar o apagador e começar todo o desenho de novo.

Baixando o app no seu smartphone, em vez de continuar colocando suas ideias no papel, você poderá aplicá-las no Noteshelf, o que vai ajudar muito a facilitar sua intensa rotina de trabalho.

4. Houzz Interior Design Ideas

Este aplicativo contém um dos mais completos bancos de ideias de design de interiores e exteriores. São mais de cinco milhões de imagens em alta resolução, que podem ser encontradas pelos usuários na busca de fotos por estilo e por ambiente.

Além da interface para pesquisa ser extremamente fácil, ainda dá para compartilhar suas ideias com a sua equipe de trabalho, bem como com seus amigos que também são arquitetos. Vale ressaltar que o Houzz Interior Design Ideas é compatível apenas com o sistema iOS.

5. Arquitect’s Formulator

Arquitect’s Formulator é um aplicativo muito útil para os profissionais que trabalham com fórmulas matemáticas, especialmente na área de construção civil. Compatível somente com o sistema iOS, esse app oferece ao usuário mais de 400 fórmulas especiais para projetos arquitetônicos.

Para você ter uma ideia, ele é capaz de calcular a quantidade necessária de vigas, o peso das peças, as especificidades das tubulações, entre outros itens de uma obra, por exemplo. Este aplicativo, porém, não é gratuito! Ele tem um custo de U$ 9,99 para download, mas, apesar de ser pago, vale a pena baixar!

6. Archisketch

Este aplicativo desenvolvido para iPad permite ao usuário importar desenhos e desenhar em escala com a ferramenta de mão livre ou o lápis da Apple. Além disso, é possível adicionar símbolos e linhas de dimensão para desenvolver os projetos. Também oferece perspectiva e visualização em 3D. O Archisketch está disponível para download gratuito apenas para iOS na AppStore.

7. Morpholio Trace

Morpholio Trace permite importar imagens e planos de fundo para que o arquiteto possa desenhar por cima, além de inserir comentários e ideias para criar seus esboços. O app funciona como se você estivesse utilizando um papel vegetal. Está disponível gratuitamente para iOS na AppStore.

8. Sun Seeker

Este aplicativo tem uma funcionalidade diferente: ele permite saber a posição do Sol, onde ele nascerá e em que lugar irá se pôr. Com isso, o arquiteto pode saber, por exemplo, onde serão os pontos de maior exposição à luz solar em um determinado projeto que esteja desenvolvendo.

O Sun Seeker possui ainda um mapa interativo para navegação, é capaz de trabalhar também offline e permite compartilhar dados com colegas de profissão e amigos. Está disponível para iOS e Androird nas versões grátis e Pro, que tem um custo de download de U$ 6,99.

9. Concept Idea Calculator

Concept funciona como uma calculadora de bolso que, rapidamente, permite ao arquiteto obter uma visão de dimensões estruturais instantâneas e precisas, ainda nas primeiras etapas do processo de desenho. Além disso, é possível estudar a viabilidade de um projeto.

A ferramenta faz os cálculos por meio de proporções típicas de extensão e profundidade para aços comuns, concreto e elementos de madeira. O aplicativo também possui fotos do projeto para que o usuário possa ter uma ideia mais clara de como alguns materiais ficarão com a construção pronta. O app pode ser baixado gratuitamente na AppStore. A versão para Android ainda está sendo desenvolvida.

10. SketchUp Mobile Viewer

Lançado recentemente, apenas em abril deste ano, este novo aplicativo oferece ao usuário acesso a arquivos SKP, bem como a possibilidade de navegar e baixar todos os seus arquivos em seu 3D Warehouse. Com isso, é possível utilizar recursos com os quais os arquitetos já estão familiarizados (como Orbit, Pan e Zoom) para apresentar seus próprios modelos 3D a clientes e parceiros.

Outra importante funcionalidade do app é a incorporação da capacidade de Modelação da Informação do Edifício (BIM). Por enquanto, o Sketchup Mobile Viewer está disponível apenas para o sistema operacional iOS em iPads. A versão para Android ainda está em desenvolvimento.

Gostou da nossa seleção de aplicativos para arquitetos? Já usa algum desses apps no seu dia a dia ou conhece outras boas ferramentas que ficaram de fora da nossa lista? Conte sua opinião pra gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *