4 dicas essenciais de gestão para empreendedores iniciantes

152257-4-dicas-essenciais-de-gestao-para-empreendedores-iniciantes (1)

Muitos empreendedores iniciantes focam apenas na abertura do negócio. Porém, acabam se deparando com inúmeras dúvidas sobre como manter e também como fazer o empreendimento crescer e atingir o sucesso. Isso não se trata de uma missão simples, pois é preciso tomar as decisões corretas. Caso contrário, o negócio pode não sobreviver.

Por isso, neste artigo vamos apresentar 4 dicas que são essenciais para ter uma excelente gestão e fazer sua empresa decolar. Não deixe de acompanhar!

1. Conheça profundamente seus clientes

Conhecer os clientes é uma das ações mais importantes para atingir o sucesso do empreendimento, pois eles são o foco de todo o seu trabalho. Quanto mais informações forem colhidas, melhor você os conhecerá. Portanto, é preciso determinar:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • tamanho do público-alvo;
  • poder de compra;
  • preferências e hábitos;
  • padrão de consumo;
  • rotinas, hábitos e comportamentos.

Dessa forma, será muito mais fácil traçar estratégias direcionadas e personalizar os produtos para que atendam perfeitamente às necessidades e vontades de seus clientes. Para conhecê-los é preciso fazer pesquisas, entrevistas, ir a campo, atentar-se ao feedback e assimilar críticas. Ao identificar o público-alvo, será mais fácil pensar como ele, colocar-se em seu lugar, entender seus hábitos e saber o que ele espera de um produto ou serviço.

Da mesma maneira, a estratégia de marketing será muito mais eficaz, já que se saberá exatamente quem deve ser o foco. Assim, haverá melhor propagação da mensagem da empresa e isso acarretará ações com melhores custos.

2. Formalize sua empresa desde o início

Há empreendedores iniciantes que preferem manter o negócio na informalidade por acharem que assim haverá menos despesas com impostos, taxas e tributos. No entanto, essa é uma atitude que prejudica muito a expansão da empresa.

Sem um CNPJ não é possível abrir uma conta bancária para pessoa jurídica que conta com as melhores condições necessárias a uma companhia. Também não será permitido emitir notas fiscais, tampouco contar com máquina para venda com cartão de débito e crédito.

Diante de tantas restrições, o negócio certamente perderá bons clientes e muitas oportunidades ótimas de vendas.

3. Analise muito bem a concorrência

Não basta conhecer somente o público-alvo. É preciso analisar muito bem os seus concorrentes. É acompanhando a concorrência que você poderá compreender melhor os resultados do seu empreendimento — se estão dentro do esperado para o mercado ou se estão muito fora da curva. Além disso, ao observar os concorrentes e seus produtos, é possível saber o que fazer para se destacar no mercado e oferecer produtos e serviços com diferencial.

4. Organize as finanças da empresa

É imprescindível que as finanças pessoais sejam separadas das da empresa. A junção das duas tende a causar sérios transtornos e grandes prejuízos. Portanto, tenha total controle de todas as entradas e saídas no fluxo de caixa, elabore demonstrações de resultado e balanço patrimonial.

Com ferramentas específicas ou até mesmo com planilhas simples é possível realizar o controle adequado dos valores, além de poder fazer previsões futuras e simulações para a correta tomada de decisões.

Enfim, os empreendedores iniciantes necessitam ter bastante disciplina para o sucesso de seu negócio. É preciso ter em mente que é essencial atualizar-se constantemente, estipular objetivos e traçar estratégias para alcançá-los. Para isso, é fundamental conhecer os clientes e os concorrentes, além de ter total controle das finanças. Com isso levado a sério, certamente sua empresa terá excelentes resultados.

O que achou das nossas dicas de gestão? Deixe um comentário nesse artigo para compartilhar suas ideias e experiências conosco e com nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *