4 dicas para encontrar novos materiais na construção civil

183637-4-dicas-para-encontrar-novos-materiais-na-construcao-civil

A arquitetura está sempre evoluindo. Por isso, em todos os anos, surgem novos materiais na construção civil. Apesar de alguns deles serem muito caros ou inviáveis de alguma outra maneira, há sempre novas tendências interessantes no mercado.

Dito isso, você deve estar se perguntando: como é possível manter-se atualizado? Quais materiais será preciso conhecer neste ano? É o que abordaremos neste post. Continue a leitura e descubra!

Onde buscar materiais?

A procura por novos materiais deve seguir duas linhas: a prática e a teórica. A prática traduz-se em visitar lojas especializadas para construção e acabamento, observar e conversar com vendedores.

Já, para conhecer materiais novos na teoria, é preciso manter-se informado. Visite sites especializados para arquitetos, como o Arch Daily, e participe de palestras, seminários e eventos em sua cidade.

Quais novos materiais são interessantes?

Nos últimos tempos, surgiram muitos materiais viáveis para estarem em seu projeto, devido ao seu bom custo-benefício e facilidade de obtenção. Outros são muito interessantes e promissores para o futuro. Confira, a seguir, alguns deles.

1. Ligas com efeito memória de forma

As SMA (Shape Memory Alloys) são ligas metálicas que, quando aquecidas, sofrem certa deformação elástica ou plástica, mas retornam ao estado normal sem problemas quando resfriadas.

Elas podem ser feitas de uma grande variedade de combinações metálicas, sendo a mais comum a de cobre, alumínio e zinco. Esse tipo de material já tem sido utilizado em menor escala, em motores automobilísticos, por exemplo. A novidade é seu uso em pontes e grandes estruturas.

Muitos dos novos materiais na construção civil envolvem antigos conhecidos dos arquitetos, como as ligas metálicas e o PVC, sendo reutilizados de maneiras criativas e sustentáveis.

2. Madeira transparente

Imagine se, ao invés de utilizar vidro, você pudesse utilizar uma madeira que tem uma aparência muito similar a ele. Essa é a proposta da madeira transparente, que tem um polímero adicionado, mas mantém sua dureza.

O vidro apresenta desvantagens, como a necessidade de temperaturas altíssimas para manipulação e a facilidade de quebra. Em um futuro próximo, a madeira transparente pode substituir o vidro em janelas, mesas e, principalmente, painéis solares, revolucionando vários segmentos da construção de uma só vez.

3. Aerogel

O aerogel é um material desenvolvido pela NASA, com o intuito de criar isolamento térmico em Marte, cujas temperaturas são muito extremas. Assim como outras invenções da Agência Espacial, as partículas de aerogel têm se inserido em nosso dia a dia, em sistemas de isolamento.

O aerogel é o material sólido mais leve já criado, sendo essa a origem de seu nome. Além de isolamento térmico, ele também é capaz de fornecer isolamento elétrico.

4. Telhados verdes mais modernos

Os telhados verdes são sistemas de cobertura vegetal, colocados na parte mais alta de prédios, e apresentam muitas vantagens: fazem com que a estrutura absorva menos calor, ajudam no escoamento de águas pluviais e contribuem para trazer mais natureza para dentro de grandes cidades.

Porém, ao projetar uma estrutura de PVC como camada isolante entre o topo do prédio e a vegetação, é possível criar um sistema de captação de água, que pode ser utilizado para regar plantas, fazer limpeza, etc.

Agora que você já sabe como encontrar novos materiais na construção civil e em quais deles você deve ficar de olho neste ano, que tal aprender mais sobre o uso de pedras naturais e artificiais na arquitetura? Leia nosso post sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *