4 materiais inspiradores para usar em projetos de arquitetura

131888-4-materiais-inspiradores-para-usar-em-projetos-de-arquitetura

As pessoas têm buscado cada vez mais por profissionais capacitados para desenvolver projetos de arquitetura, seja em ambientes residenciais ou comerciais. Para alcançar um resultado satisfatório, porém, é preciso que o seu trabalho apresente um diferencial — afinal, é isso que irá fortalecer o seu nome e fidelizar os seus clientes.

Uma boa dica para fazer isso é apostar no uso de alguns materiais inspiradores: clássicos ou modernos, eles devem oferecer qualidade e estilo em qualquer espaço. Opções como a madeira de demolição, o mármore, porcelanato e revestimentos em tijolos aparentes são ótimos caminhos para surpreender!

A seguir, listamos os principais materiais que ajudarão você a inovar e se destacar no seu trabalho:

1. Use madeira de demolição para mais sustentabilidade

Todos sabemos que a madeira é a preferida entre arquitetos e decoradores. Isso porque esse material é atemporal e perfeito para criar uma atmosfera de acolhimento em todos os ambientes. Além disso, ela se encaixa bem em qualquer estilo, do rústico ao moderno, e pode ser usada em revestimentos, móveis e objetos de decoração.

Atualmente, uma das grandes tendências é a madeira de demolição, que consiste na junção de peças nobres e reutilizadas de construções antigas. A vantagem é que essa é uma opção sustentável e você terá a oportunidade de incluir materiais de qualidade no seu projeto, como a peroba rosa.

Também é possível investir no seu uso para áreas externas ou espaços úmidos, como decks e cubas para a pia. Para isso, basta aplicar um tratamento adequado de impermeabilização.

2. Crie um projeto sofisticado com mármore e granito

As pedras são ótimas para aprimorar os projetos de arquitetura, principalmente se você busca por um resultado com alta durabilidade, resistência e, é claro, beleza. Esse é o caso do mármore e granito, que são materiais versáteis e muito aplicados em pisos, bancadas, paredes, lareiras, rodapés e demais revestimentos.

Por serem rochas naturais, apresentam diferentes texturas, tonalidades, formatos e você ainda poderá escolher entre os seus variados acabamentos. Sem dúvidas, são sinônimo de praticidade quando o assunto é a sua manutenção diária. Para manter o visual em dia, basta utilizar um pano úmido e pouco detergente.

Tenha atenção e inclua essa ideia nos ambientes adequados. O mármore possui mais porosidade que o granito e, por conta disso, o seu uso é mais indicado para áreas internas.

3. Aposte nas cerâmicas e porcelanatos e tenha praticidade

O orçamento do seu projeto está reduzido? Uma boa maneira de atender às necessidades do cliente, de forma sofisticada e de qualidade, é investir nas cerâmicas para pisos e paredes. Além de belo, esse material é resistente a fungos e pode ser aplicado em ambientes internos e externos.

No caso dos externos, prefira as opções mais resistentes e que não sejam escorregadias. Já imaginou levar mais personalidade ao espaço preenchendo uma parede com modelos padronizados e cores adequadas? Essa é uma ótima oportunidade para você ousar!

Há também os porcelanatos, que apresentam um valor mais elevado para quem quer investir em durabilidade. Diferente da cerâmica, esse produto é menos escorregadio que as versões de materiais polidos. Em lojas especializadas, você encontra diversos modelos e, inclusive, alguns que imitam o mármore.

Lembre-se: evite a aplicação do mesmo material para pisos e paredes. Com equilíbrio, o visual ficará mais interessante!

4. Inove e modernize com as paredes de tijolos aparentes

Os tijolos estão com tudo na decoração, principalmente para quem quer seguir o estilo rústico. Para ambientes mais despojados ou destinados ao público jovem, essa é uma excelente escolha. Muito versátil, esse material pode ser incluído em espaços como a sala de estar, o banheiro, a cozinha, a varanda ou o quarto.

Já para áreas comerciais, a proposta se encaixa muito bem em lojas, bares, restaurantes, salões de beleza, dentre outros. As possibilidades são inúmeras, e o custo para implantar esse visual costuma ser baixo.

Para criar um efeito de contraste, aposte nos elementos de vidro ou metal. Caso o cliente tenha um perfil mais minimalista, é possível cobrir os tijolos com tinta branca. O resultado é surpreendente!

Agora que você já conheceu os materiais mais inspiradores para os seus próximos projetos de arquitetura, aproveite para descobrir as vantagens de utilizar materiais naturais em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *