6 dicas para se tornar um arquiteto renomado em sua área de atuação

133432-tarefa-reservada-p-ana-rodarte-dicas-para-se-tornar-um-arquiteto-renomado-em-sua-area-de-atuacao

A trilha para tornar-se um arquiteto renomado envolve desenvolver uma série de habilidades, como a capacidade de lidar com vários projetos ao mesmo tempo, com as expectativas do cliente, gerenciar gastos, entre muitas outras.

Embora haja excelentes faculdades de arquitetura pelo país, muitas delas falham em ensinar conhecimentos sobre relacionamentos interpessoais e gestão de empresas.

O que é realmente essencial para se destacar como arquiteto? Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

1. Utilize ferramentas de marketing digital e venda pela internet

Além de dominar as novas tecnologias, é preciso que o arquiteto saiba como usar as ferramentas digitais para conquistar novas oportunidades de trabalho. Esteja você atuando em um nicho de mercado ou não, é preciso que saber como mostrar os seus diferenciais.

Além de montar um portfólio online atraente, você pode investir em um site responsivo — que disponibilize seus dados para contato —, alimentar uma página no Facebook com conteúdos relevantes para seus seguidores e investir em anúncios na plataforma.

Uma das maiores vantagens que o marketing digital oferece para pequenos empreendedores é o poder de segmentação, que aumenta as chances de atingir o usuário certo no momento ideal para a aquisição.

2. Construa uma rede de contatos

Uma rede de contatos bem alimentada pode aumentar significativamente suas oportunidades de trabalho e seu sucesso profissional. Com uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si você potencializa o alcance do seu currículo.

Para isso, é preciso que você assuma a autoria da sua carreira, criando oportunidades para si. Participe de eventos, cursos, fóruns de discussão, palestras e não perca o contato com os colegas de faculdade.

É importante lembrar que quantidade não significa qualidade. Um bom networking não é conquistado às custas de milhares de amigos no Facebook. Contatos não passam de números sem um real relacionamento.

Tenha um cartão de visitas para levar aos eventos que frequentar e publique sobre seus projetos nas redes sociais. Lembre-se de ajudar seus contatos sempre que puder, e mostre interesse genuíno ao trocar ideias com as pessoas, seja on ou offline.

Além de nutrir os contatos da área da arquitetura, procure abranger também profissionais de campos adjacentes em variados perfis. Entrar para uma associação também é uma boa pedida!

3. Tenha uma visão de futuro

Profissionais de arquitetura precisam olhar ao redor e interpretar o impacto dos fatos e acontecimentos sobre o trabalho que exercem. Esse olhar apurado sobre o entorno também deve auxiliar na previsão de danos e problemas, de modo que o profissional possa garantir a funcionalidade, a segurança e o conforto do usuário.

4. Conheça os seus diferenciais

Para ser um arquiteto renomado é preciso que você entenda quais são os diferenciais do seu trabalho e invista na promoção deles. Afinal, é essa característica que vai gerar mais reconhecimento e propostas interessantes de trabalho.

5. Entenda como a sua produtividade funciona e aprimore-a

Um arquiteto empreendedor precisa entender a responsabilidade gerada pela autonomia. Procure compreender o quanto você precisa entregar por dia, por semana e por mês para alimentar um fluxo de caixa positivo. Compreenda como funciona o seu ritmo de trabalho e organize-se para cumprir as tarefas com eficiência, mantendo uma boa qualidade de vida.

Muitos profissionais gastam horas protelando, perdendo noites de sono preciosas para entregar os projetos na data combinada. Além de prejudicar a sua saúde, esse tipo de atitude compromete bons resultados e aumenta os riscos, já que um prazo apertado permite pouca revisão acerca do trabalho.

6. Tenha atenção aos detalhes

A diferença entre um bom trabalho e um trabalho extraordinário está na atenção aos detalhes. Prestar atenção às sutilezas das demandas do cliente, trazer novas referências para a interpretação de formas e linhas, tomar cuidado na escolha dos materiais e supervisionar o acabamento pode levar o projeto a novos níveis de excelência.

Procure garantir que seu projeto seja entendido de maneira clara e que todos os detalhes sirvam às necessidades do usuário.

Gostou das nossas dicas para se tornar um arquiteto renomado? Então curta a nossa página no Facebook e receba ainda mais novidades e sugestões sobre o universo da arquitetura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *