Como lidar com a pressão na arquitetura? Veja essas 3 dicas!

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O dia a dia do profissional que trabalha com arquitetura costuma ser dinâmico e envolve diferentes atividades. Reuniões com clientes e/ou sócios, visitas às obras, compras para os projetos que estão sendo desenvolvidos e burocracias do escritório são algumas das funções que fazem parte da rotina.

Levando tudo isso em consideração, o arquiteto precisa saber como lidar com a pressão para conseguir estar em ordem com todos esses compromissos. Respeitar horários e prazos é essencial para que o profissional consiga satisfazer a todos os seus clientes.

Por isso, a principal dica que pode ser seguida é a organização da rotina de trabalho em uma agenda, pois dessa forma será mais fácil visualizar todos os compromissos e seguir um cronograma.

E para você que ainda não conseguiu organizar a rotina ou precisa de dicas para flexibilizar as atividades, neste post listamos algumas ideias práticas que poderão facilitar o seu dia a dia. Confira agora mesmo!

1. Organize o espaço de trabalho

Um espaço agradável e organizado poderá fazer toda a diferença na sua rotina e ainda ajudar a lidar com a pressão no ambiente de trabalho. Tenha o hábito de manter tudo arrumado, com os papeis nos lugares certos e separados por pastas, de acordo com o assunto.

Documentos importantes e contratos precisam permanecer bem guardados também. Além disso, deixe um espaço em uma parede para a fixação de anotações, recados e urgências, assim será mais fácil identificar tudo isso em meio a correria.

Às vezes, é preciso receber clientes e parceiros no escritório, então, lembre-se de deixar uma sala ou mesa reservada apenas para essa finalidade. Afinal de contas, você precisa estar preparado para receber muito bem qualquer tipo de visita, pois isso também faz parte da imagem do seu negócio.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

Há quem não dispense a clássica agenda de papel para listar as tarefas do dia, já que ela é prática e pode ser carregada na bolsa. Mas hoje, existem também opções tecnológicas para quem prefere organizar as tarefas no computador ou smartphone, o que auxilia a lidar com a pressão no trabalho de arquitetura.

Opções gratuitas e pagas estão entre as soluções tecnológicas que substituem a tradicional agenda. Uma delas é o Google Calendar, que pode ser usado tanto no computador quanto no celular. A ferramenta gratuita permite que você crie compromissos com alertas, compartilhe informações com outros usuários, inclua notas e documentos durante uma reunião, por exemplo, entre dezenas de outros recursos.

3. Crie categorias de prioridades

Além de ter uma agenda diária com a sequência em que cada compromisso precisa ser cumprido, é interessante também trabalhar com prioridades. Isso significa que, para você cumprir todos os prazos, é importante determinar qual é o tempo máximo em que cada tarefa precisa ser executada.

Selecione quais dessas tarefas significarão mais para o seu trabalho e quais não dependem tanto de prazo para dar andamento à sequência de trabalhos. Dessa forma, serão priorizadas aquelas que são essenciais para a execução dos projetos, sem que você perca tempo e energia resolvendo algo que não seja essencial.

Gostou deste post sobre como lidar com a pressão no trabalho? Não deixe de conferir também o post sobre como funciona a sociedade em um escritório de arquitetura. Leitura obrigatória para os profissionais da área!

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