Entenda: se preocupar com a satisfação do funcionário é importante

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Não é à toa que a satisfação do funcionário é uma das maiores preocupações de um bom setor de RH: sem uma equipe verdadeiramente motivada e satisfeita, obter bons resultados e prosperar tornam-se tarefas praticamente impossíveis!

Em meio às atribuições do cotidiano, porém, nem sempre é fácil dar ao assunto a importância que ele merece. Mas, calma! Para facilitar sua vida e otimizar seu tempo, separamos tudo que você precisa saber para entender de uma vez por todas por que a satisfação do funcionário é tão importante e o que você deve fazer para medi-la! Preparado?

Afinal, por que a satisfação do funcionário é importante?

Antes de partir para a prática e aprender a mensurar a satisfação do funcionário, é fundamental que o gestor entenda verdadeiramente a importância do assunto. Muito além de uma maneira de tornar o ambiente de trabalho mais alegre e feliz, a satisfação dos colaboradores deve ser pensado como um investimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios — até mesmo de caráter financeiro.

Confira alguns deles:

  • Retenção de talentos e redução de gastos com turnover: ao investir na satisfação do funcionário, a sua empresa estará retendo talentos e reduzindo os gastos com novos processos seletivos;
  • Aumento da produtividade e da qualidade do serviço entregue: funcionários satisfeitos produzem mais e melhor do que empregados desmotivados e insatisfeitos com a empresa onde atuam;
  • Melhoria do clima organizacional: um empregado satisfeito dificilmente criará qualquer tipo de impasse desnecessário com seus colegas de trabalho, proporcionando um clima organizacional muito mais leve;
  • Maior engajamento por parte da equipe: ao perceber que a empresa se importa com a sua felicidade, o funcionário tende a vestir a camisa e a se engajar de verdade com o alcance das metas da instituição.

Como medir a satisfação do funcionário?

Agora que você já entendeu a importância de investir na satisfação do funcionário, é hora de passar para a parte prática. Antes de planejar as ações que deixarão a sua equipe mais satisfeita, é fundamental que você realize um diagnóstico prévio e mensure os atuais índices de satisfação. Só assim será possível entender eventuais pontos de melhoria e identificar o quanto a satisfação progrediu a partir das ações adotadas.

Uma forma prática e rápida de mensurar a satisfação da sua equipe é a realização de uma pesquisa de satisfação. A partir da criação de um questionário online, você poderá diagnosticar quantos funcionários estão insatisfeitos e quais os motivos da insatisfação sem, para tanto, precisar gastar muito tempo ou dinheiro.

Também é extremamente importante ouvir os colaboradores por meio de reuniões de feedback e pesquisas de opinião. Mais do que números, essas medidas poderão mostrar a você aspectos subjetivos do problema, além de apontar eventuais soluções.

Lembre-se: a satisfação nem sempre está vinculada a aspectos pecuniários. Às vezes, uma flexibilização da jornada de trabalho, por exemplo, pode ter impactos muito mais positivos na satisfação do funcionário do que um aumento no salário ou a disponibilização de um novo plano de saúde. É por isso que ouvir a sua equipe é sempre tão importante.

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