Gestão de tempo para arquitetos: 4 dicas para organizar dias corridos

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A vida de um arquiteto não é fácil. São muitos eventos, reuniões com clientes, e, claro, a criação de projetos. Nem sempre é fácil manter uma rotina de trabalho organizada e coerente. Pensando nisso, criamos este guia especialmente para você, que está precisando de uma ajudinha para melhorar sua gestão de tempo. Continue a leitura e confira!

1. Defina as prioridades

Ao encarar todas as tarefas de que você precisa cuidar, organize-as por prazo e por complexidade. Assim, você vai fazendo primeiro o que for mais urgente e mais difícil, diminuindo o risco de perder prazos por não dar conta de finalizar um trabalho, ou entregá-lo com uma qualidade inferior.

Em seguida, tome conta das tarefas que são mais urgentes, porém menos complicadas. Os afazeres que possuem um prazo mais longo podem ser feitos mais adiante, porém, é fundamental organizar-se para não se esquecer de nenhum deles.

2. Programe as tarefas de cada período

No começo de todo mês, tenha em mente as principais obrigações que você terá que cumprir naquele período. Quinzenalmente, avalie seus prazos e defina as prioridades.

No começo de toda semana, programe o que será feito em cada dia, quantas horas ou dias a tarefa levará para ficar pronta, etc. Organizar-se é um hábito que precisa ser alimentado todos os dias, e que vai ficando mais fácil com o passar do tempo.

3. Não subestime suas tarefas

Mesmo que uma tarefa seja fácil, não aloque um tempo muito pequeno para cuidar dela. Afinal, se surgir algum imprevisto, você precisará alterar todo o seu planejamento, trabalhar durante as horas de descanso, etc.

O ideal é sempre dar uma margem ampla para você concluir cada um de seus afazeres profissionais com calma e, assim, conseguirá entregar com um bom resultado. Assim, se você terminar antes, pode começar a adiantar outro trabalho ou relaxar um pouco. Este é um dos aspectos mais importantes da gestão de tempo.

4. Utilize aplicativos organizadores

Manter uma agenda física com seus compromissos é um pouco trabalhoso, mas, hoje em dia, você pode ter uma vida muito mais organizada com o auxílio da tecnologia. A grande vantagem é que você pode ir anotando os compromissos no deslocamento e em pequenas pausas ao longo do dia.

Marcar suas obrigações no próprio calendário do celular é um bom começo, mas que tal utilizar um aplicativo com opções mais completas para isso? Confira agora nossas indicações!

Todoist

O Todoist é um aplicativo capaz de separar suas atividades por tipo ou por data limite, definindo níveis de prioridade, além de usar geolocalização.

Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone, e pode ser utilizado como extensão de navegadores, no computador. Caso você goste do app, mas sinta falta de mais funções, ele conta com versões pagas.

Wunderlist

O Wunderlist é perfeito para aumentar a produtividade, criando lembretes sobre tarefas, tarefas recorrentes e tarefas com prazo expirado. Ele também funciona bem para quem comanda equipes, pois auxilia na delegação de tarefas dentro de um mesmo projeto.

O Wunderlist ainda é interessante para criar listas atemporais, como ler determinado livro, por exemplo. Também está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer uma boa gestão de tempo, que tal aprender sobre as vantagens da segmentação de clientes para arquitetos? Confira nosso post sobre o assunto!

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