Mármore Calacata: conheça as características da pedra

 

Living room in a fancy villa

É indiscutível o fato de que o Mármore Calacata foi a pedra favorita de Michelangelo, já que ele foi usado como matéria-prima de algumas de suas mais famosas esculturas.

Esse é apenas um dos motivos para que a pedra seja um dos materiais naturais mais desejados por arquitetos e decoradores de todo o mundo. Com um padrão muito particular e desenhos únicos, esse mármore inspira luxuosidade.

Veja, a seguir, as suas características e como incorporá-lo no seu projeto. Boa leitura!

Principais características do mármore Calacata

Joia da Toscana

Com veios distintos e marcantes em tons de âmbar e ouro, o Mármore Calacata adorna catedrais e castelos com a sua suntuosidade. Originário da região de Carrara, na Toscana, a exploração do mármore é fortemente regulamentada pelo governo italiano.

Apesar de compartilharem a mesma região de origem, o Mármore Calacata, chamado também de pedra de Calcuta, não deve ser confundido com o Mármore Carrara.  Esse último tem uma coloração mais acinzentada e veios suaves e menos impactantes.

Durabilidade indiscutível

Utilizado para ostentar poder e riqueza no passado, seu uso em projetos contemporâneos é menos pomposo, mas sua sofisticação continua sendo muito utilizada em decorações clássicas e minimalistas.

A atemporalidade do mármore na moda funciona bem com a longevidade do material. Portanto, não é um exagero dizer que mais de uma geração poderá se beneficiar do produto e suas características diferenciadas.

Detalhes sutis

Apostar em pequenos objetos feitos em mármore Calacata também é garantia de sucesso. Porta copos, molduras e relógios combinados com uma decoração clássica ou moderna, são particularidades elegantes que saltam aos olhos atentos dos profissionais de arquitetura.

Estilo notável

Esse material é bastante utilizado em prédios corporativos para trazer a sensação de imponência, podendo ser replicado dentro de residências e escritórios comerciais.

Uma das estratégias ao introduzir o mármore na decoração é definir um objeto como ponto focal, tornando-o a estrela do cômodo escolhido. Uma ilha central feita em Calacata se sobressai na cozinha. Além de encantar, o mármore é ideal para bancadas por ser resistente e fácil de limpar.

Para um resultado ousado e muito moderno, uma das paredes da sala de estar, por exemplo, pode ser totalmente revestida com o material. O som do sapato contra o piso de mármore evoca atitude.

Cuidados especiais que se deve ter com o mármore

Apesar de resistente, o mármore é um material mais frágil do que o granito. Ações do tempo como chuva e sol podem alterar a sua aparência. Por isso, o seu uso não é indicado para áreas externas.

Por ser poroso, ele pode manchar. É indicado a utilização de detergente neutro na hora da limpeza, bem como evitar substâncias muito fortes, abrasivas ou coloridas.

Natural e com forte presença, o Mármore Calacata pode elevar o nível da sua decoração e trazer elegância para qualquer ambiente. Aproveite sua versatilidade e crie um ambiente luxuoso e aconchegante, feito na medida para o seu cliente e escritório de arquitetura.

Para ter a certeza da procedência da sua pedra e quais os melhores acabamentos para o seu projeto, escolha sempre uma empresa confiável. A nossa equipe pode ajudar nesse processo, entre em contato conosco e conheça o nosso portfólio de mármores e pedras nobres. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *