Mármore Pigues: conheça as características e como usá-la no projeto

180163-marmore-pigues-conheca-as-caracteristicas-e-como-usala-no-projeto

O mármore é uma pedra tão bonita quanto versátil. O mármore branco, principalmente, é um clássico atemporal. Mas, entre os diferentes tipos de mármore branco, hoje queremos que você conheça melhor o Mármore Pigues, que é uma ótima opção para seu projeto.

Continue a leitura e descubra o motivo!

História do Mármore Pigues

Este mármore vem da região mediterrânea, principalmente da Grécia e da Itália. Assim como os outros tipos de mármore, é uma rocha metamórfica, ou seja, origina-se em regiões vulcânicas por meio do calcário que esteve exposto a altas temperaturas e pressão.

É graças a esse tipo de formação que o mármore é uma pedra de grande dureza e resistência, com variações de cores e texturas.

Principais características

O Mármore Pigues apresenta coloração de branca a bege, tendo, geralmente, poucos veios. Ou seja, tem uma cor mais homogênea, garantindo um visual mais clean que mármores como o de Carrara, por exemplo.

Para evitar manchas e a diminuição de sua vida útil, quando usado como piso, o mármore branco é recomendado somente para ambientes internos.

Tipos de Mármore Pigues

Os Mármores Pigues são classificados de A1 a A4, de acordo com a pureza de sua cor de fundo, sendo o A1 o mais branco e com menos veios. No Brasil, o tipo mais comum é o A2, considerado o segundo melhor.

Há também o Mármore Pigues Eco, ou Venus, que apresenta um menor grau de brancura que os outros e mais veios.

Utilização

O Mármore Pigues é extremamente versátil, sendo utilizado para a criação de esculturas e monumentos em todo o mundo. Em projetos comerciais ou residenciais, ele pode ser utilizado em cozinhas, banheiros, escadas e até mesmo no acabamento de paredes. Confira agora algumas formas de aplicá-lo!

Cozinhas

Para compor uma cozinha elegante e muito iluminada, aposte em pia e bancadas de mármore branco, que podem ser combinadas também ao backsplash (revestimento de parede que fica atrás da pia e do fogão).

O visual pode ser complementado utilizando o mesmo tipo de mármore como revestimento no chão.

Banheiros

O Mármore Pigues é perfeito para banheiras, trazendo muita sofisticação para o projeto. Ele combina tanto com um estilo mais minimalista, quanto com composições modernas, utilizando outras pedras de tons escuros para fazer contraste.

Tendo ou não hidro, qualquer banheiro fica mais bonito com uma bela pia de bancada ou de cuba feita de mármore branco.

Escadas e paredes

Escadas internas revestidas de pedra natural conferem muito charme a uma parte da casa que, geralmente, é sem graça. Para usar o mármore como revestimento de parede opte por criar uma parede de destaque, revestida até a metade. Isso criará um visual luxuoso em qualquer cômodo, principalmente salas e quartos.

Manutenção

Cuidar de pisos e superfícies de mármore é uma tarefa simples: basta evitar produtos abrasivos. Limpe sempre com água e sabão neutro ou produtos que sejam especificamente seguros para utilização em mármore.

Para mármores com acabamento escovado ou polido é necessário usar um produto de polimento de vez em quando. Com essas medidas simples, é possível ter um visual muito bonito e durável.

Se você gostou deste post sobre o Mármore Pigues, que tal conhecer nosso portfólio de mármores e pedras nobres?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *