O sucesso na carreira profissional depende, em grande parte, das amizades e relações mais próximas que você possui com algumas pessoas. Se elas forem bem-sucedidas profissionalmente, podem contribuir para a sua evolução. Mas você sabe como fazer networking?
O objetivo é ajudar você a criar uma lista com os contatos mais promissores. Isso vai garantir que você não encare a vida profissional sozinho e tenha o apoio de pessoas que realmente podem lhe ajudar a progredir na carreira. Confira!
O que é networking?
Networking é uma lista de contatos que você forma ao longo da vida e que contém as pessoas que você conheceu durante a faculdade, cursos profissionalizantes e empregos antigos e atuais. Ou seja: são mais utilizados para fins comerciais do que pessoais.
Como funciona o networking?
Toda vez que você precisa de um empurrãozinho na carreira ou uma ajudinha para conseguir um novo emprego, a primeira coisa que vem à mente é buscar o apoio de um conhecido influente que pode ajudar, não é mesmo? Esse contato faz parte do seu networking e torna-se de grande valor para você.
Geralmente o contato dessas pessoas fica misturado com a sua agenda de contatos pessoais. O recomendado é que você os separe para facilitar um trabalho estratégico quando precisar deles.
Por que fazer networking é tão importante?
Nunca sabemos quando vamos precisar de ajuda na vida, certo? Vivemos com a ideia de um futuro cada vez mais incerto, e manter os contatos mais promissores pode funcionar como uma estratégia de segurança.
Quando você conhece as pessoas certas, muitas portas podem se abrir, e se você fizer valer a pena, o sucesso profissional será uma questão de tempo.
Como fazer networking com sucesso?
Agora que você já sabe o que é e por que deve fazer um bom networking, separamos as principais dicas de como fazê-lo com sucesso. Acompanhe!
Mantenha seus contatos profissionais
Jamais perca contato com as pessoas que conhecer durante a sua jornada na faculdade e nas empresas por onde passar. Crie uma lista de contatos profissionais e cultive o relacionamento com essas pessoas para não ser esquecido e demonstrar que nunca esqueceu delas também.
Filtre as suas melhores conexões
Não dispense ninguém da sua lista, mas organize-a por ordem de pessoas mais bem-sucedidas. Como a vida é feita de ciclos, as posições podem mudar na sua agenda, mas você nunca deve se desfazer de um contato. Apenas gerencie-os para saber exatamente quais são os melhores contatos de cada época.
Seja amigável e preste favores
Manter um networking ativo depende de contatos frequentes e, acima de tudo, sem interesses. Sendo assim, marque encontros casuais, converse sobre a família e sustente uma amizade com as pessoas da lista.
Lembre-se que, para você ser ajudado, antes precisa ajudar outras pessoas. Então preste favores sem cobrar nada em troca. Isso vai gerar uma sensação de que a pessoa ficou devendo algo a você e, quando precisar, ficará mais fácil pedir ajuda.
O LinkedIn é uma ferramenta ótima para ajudar você a formar um bom networking. Crie um perfil hoje mesmo e comece a sua estratégia! Participe também de comunidades de troca de experiências na internet, como fóruns de discussão, e dê suas opiniões profissionais. Isso fará com que você conheça muita gente importante e passe a ser conhecido também.
Com essas dicas de como fazer networking você terá mais chances de sucesso na vida profissional, pois sempre saberá a quem recorrer na hora que precisar de um apoio.
Gostou da estratégia? Então siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!