Você sabe quais os tipos de mármore existem? Descubra!

134970-voce-sabe-quais-os-tipos-de-marmore-existem-descubra

mármore é um tipo de rocha originada do calcário e caracterizada principalmente pelas variações de seus veios e tons. Trata-se de um material nobre e de uma das pedras preferidas em construções civis.

Você está pensado em utilizá-lo em projetos arquitetônicos? Então não deve deixar de conferir nossas dicas de uso dos diversos tipos de mármore!

Quais são as variações do mármore?

Basicamente, o que determina a variações dos tons e veios do mármore é a presença de impurezas contidas nos calcários originais, já que os seus principais componentes são brancos.

Dessa forma, o que diferencia os tipos de mármore são a sua procedência e cor, como:

  • Travertino: possui vários subtipos, sendo os mais conhecidos de origem italiana, como Tivoli, Romano e Toscano Novana, e nacional, como Bege Bahia. Todos têm a cor bege clara e os veios longos.
  • Rosso Verona: proveniente da Itália, possui uma coloração mais avermelhada, com traços contínuos e mais arredondados.
  • Crema Marfil: originário da Espanha, com a principal tonalidade bege bem clara e os veios mais discretos.
  • Carrara: oriundo da Itália, carateriza-se pela coloração branca e traços cinza.
  • Nero Marquina: também italiana, a pedra se destaca pela sua cor preta com veios brancos.
  • Marrom Imperador: proveniente de terras espanholas, com uma tonalidade marrom escura e veias nas cores bege e branco, com formatos variados.

Quais tipos de mármore devo usar em cada ambiente?

Nas áreas internas, o mármore pode ser usado em pisos (desde que sejam de baixo tráfego), revestimentos de parede, escadas e bancadas. Assim, sua presença marcante pode combinar com as características de cada ambiente, como veremos a seguir:

Salas

Nas salas de jantar e estar, as tonalidades mais quentes, como marrom e vermelho, podem estimular o apetite. Porém, sempre faça uma associação com móveis mais claros, a fim de evitar que o ambiente fique muito sobrecarregado. Nesses lugares, normalmente o mármore é aplicado na superfície da mesa e nos detalhes da escada, proporcionando conforto e sofisticação.

Cozinhas

O mármore não é recomendado para bancadas de pias de cozinha, pois a porosidade da pedra pode reter  manchas por gorduras, vinagre e limão. Nesse caso, a sua utilização se restringe a bancadas das ilhas com tons mais escuros, como o preto ou marrom. Deixe nas paredes as cores mais claras, como o branco e o bege.

Banheiros

Se a intenção é proporcionar amplitude, os tons mais claros são indicados, como o branco e Travertino. Coloque-os nas bancadas das pias e acabamentos das banheiras. Mas se você deseja sair do tradicional, vale apostar em cores mais escuras nos detalhes das paredes.

Quartos

Pedem cores mais frias e relaxantes, como o verde, o violeta e o azul. Esses mármores podem ser aplicados em uma parede atrás da cabeceira, por exemplo, e sempre associados às nuances claras dos móveis, deixando o ambiente moderno e aconchegante.

Quais cores de mármore são mais usadas atualmente?

Mesmo com os diversos tipos de mármore, há sempre os preferidos, como o Travertino, o Carrara e o Nero Marquina. No entanto, outras opções têm sido mais utilizadas atualmente, como os esverdeados e rosados:

  • verde: Verde Rajastan, Guatemala Alpi e Verde Alpi Veteado;
  • rosa: Perlino Rosato, Rosa Portugal, Spring Rose e Rosa Valência.

As tonalidades mais escuras do verde podem ser uma ótima alternativa para compor os detalhes de um ambiente, como as bancadas de pias dos banheiros. E os rosados, por sua vez, ficam ótimos em revestimentos de paredes.

Dessa forma, os diferentes tipos de mármore trazem requinte e elegância, deixando a decoração ainda mais atraente. Basta saber como combinar as cores com os objetos e móveis da casa. Assim, você terá um projeto de arquitetura moderno e diferenciado.

Agora que você já sabe quais os tipos de mármore que existem, que tal se manter informado sobre as maiores tendências da arquitetura e decoração? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos conteúdos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *